Associação Nacional dos Centros Universitários - ANACEU

Endereço:
SCS QUADRA 07 BLOCO A Nº 100 SALAS 805/807 – PÁTIOBRASIL , Brasília, DF, Brazil

Atendimento:
De segunda à sexta de 9h às 17h
Fone: (61) 3321-5535
E-mail: anaceu@anaceu.org.br

MEC ofertará novas bolsas de iniciação à docência

Ainda no primeiro semestre de 2024, será aberto edital do Pibid com vagas para todos os semestres dos cursos de licenciatura

Está em fase de ajustes finais mais um edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia do MEC — planeja o lançamento do novo edital ainda para o primeiro semestre deste ano.  

O tema foi debatido em reunião na última quarta-feira, 21 de fevereiro, na sede da autarquia, em Brasília (DF). Denise Pires de Carvalho, presidente da Capes, adiantou que a seleção abarcará alunos de todos os semestres dos cursos de licenciatura, retomando o desenho original do Pibid. “O edital será para os quatro anos de curso”, sintetizou a gestora. 

Também estiveram presentes Marcia Serra Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes; Cristiane Antonia Hauschild Johann, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid e Residência Pedagógica (Forpibid-RP); e a equipe da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB/Capes) responsável pela execução do Programa. 

Pibid – O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência. Assim, contribui para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da educação básica pública brasileira. 

O Pibid busca proporcionar a inserção dos discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica, o que colabora para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior. Com vistas ao desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das instituições de ensino superior (IES). 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informação da Capes 

 

Destaques

Informativos

Categorias
Associados