Associação Nacional dos Centros Universitários - ANACEU

Endereço:
SCS QUADRA 07 BLOCO A Nº 100 SALAS 805/807 – PÁTIOBRASIL , Brasília, DF, Brazil

Atendimento:
De segunda à sexta de 9h às 17h
Fone: (61) 3321-5535
E-mail: anaceu@anaceu.org.br

Quem Somos

A ANACEU, criada em 6 de dezembro de 1999 por 12 Centros Universitários, nasce com o espírito e a determinação de dar sustentação e legitimidade à nova tipologia implantada na educação superior do país. Desde então vem desempenhando um trabalho de vital importância na vida dessas instituições, cumprindo com os objetivos de defender e representar os interesses dos Centros Universitários instalados em todo o território nacional perante os três poderes, nas esferas federal, estadual e municipal.

Os Centros Universitários, implantados em 1997, primeiro pelo Decreto 2.306/97 e reafirmados pelo Decreto 3.860/97, foram idealizados no contexto de uma série de medidas propostas pelo Governo Fernando Henrique Cardoso para proporcionar a expansão da educação superior no país, estimulando ações de incentivo ao desenvolvimento das IES privadas e a um ensino de qualidade. Desde a criação e sua implantação os Centros Universitários vêm exercendo um papel relevante na educação superior brasileira.

Com uma proposta inovadora e moderna, os Centros Universitários cresceram e se desenvolveram sob a égide da avaliação, implantada no governo FHC e regulamentada pelo governo Lula com a implantação do SINAES. Exercem com eficiência e qualidade o seu papel na matriz educacional do ensino superior brasileiro.

A Associação lutou, perseverou e venceu batalhas importantes, tais como a derrubada do famigerado Decreto 4.914 que pretendia extinguir os Centros Universitários ao final de 2007. Devolveu aos Centros Universitários sua autonomia assegurando o registro de diplomas com a edição do Decreto 5.786, garantiu junto ao texto da Reforma Universitária no Congresso os Centros Universitários como tipologia em lei. Foram muitas as batalhas onde foi necessária a intervenção da Associação em defesa dos interesses de seus associados. A ANACEU tem buscado incessantemente a consolidação dos Centros como importante figura na estrutura do ensino superior brasileiro perante as esferas governamentais e a sociedade, com autonomia, liberdade de atuação e identidade própria.

A ANACEU ao longo desses anos tem promovido e incentivado eventos culturais, seminários, colóquios, debates, audiências públicas e várias outras atividades. Tem lutado e garantido o espaço dos Centros Universitários no centro das discussões da educação superior brasileira e perante a sociedade civil.