Associação Nacional dos Centros Universitários - ANACEU

Endereço:
SCS QUADRA 07 BLOCO A Nº 100 SALAS 805/807 – PÁTIOBRASIL , Brasília, DF, Brazil

Atendimento:
De segunda à sexta de 9h às 17h
Fone: (61) 3321-5535
E-mail: anaceu@anaceu.org.br

Inclusão e diversidade na educação são temas da CRES+5

Reunião que dá prosseguimento à III Conferência Regional de Educação Superior ocorre em Brasília (DF), entre os dias 13 e 15 de fevereiro

9º Eixo da CRES+5 — reunião de acompanhamento da III Conferência Regional de Educação Superior (CRES) — abordará a necessidade de ampliar o olhar da educação superior para as múltiplas diversidades das sociedades latino-americanas e caribenhas, que exigem mais reconhecimento, além de medidas e políticas de equidade. O objetivo é promover e garantir a diversidade como um valor inestimável para as universidades e como componente indispensável de uma educação superior relevante e pertinente. 

Com base na análise das condições necessárias para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos, independentemente da classe socioeconômica e das caraterísticas físicas, o Eixo Temático 9 deve propor estratégias concretas para tornar visível e promover o direito à educação superior de pessoas historicamente excluídas. 

Algumas das propostas giram em torno da formação de professores para a inclusão e para novas estratégias de acessibilidade, enquanto outras se voltam para a compreensão da diversidade de estilos de aprendizagem e para a expansão de metodologias que melhor atendam os diferentes grupos sociais. 

Ao considerar também a desigualdade de gênero, o eixo aborda questões para debater os desafios enfrentados pelas mulheres e pelas pessoas de gêneros e sexualidades dissidentes. Com isso, busca-se garantir que as Instituições de Ensino Superior (IES) sejam capazes de cumprir o papel de formadoras de cidadanias críticas e comprometidas com a justiça social. 

Participantes  O trabalho do Eixo 9 é liderado por: Juliana Cabeza, professora da Universidade de Lanús (Argentina) e membro da Rede Interuniversitária Latino-Americana e Caribenha sobre Deficiência e Direitos Humanos; Maribel Enaida Alegre Jara, professora da Universidade Nacional de Santa (Peru) e membro-fundadora da Academia Peruana de Doutores; Myriam Moïse, professora associada de Inglês e Estudos de Gênero e vice-presidente de Relações Internacionais da Université des Antilles (Guadalupe e Martinica); e Sandra Goulart, professora da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e reitora da mesma instituição. 

Documento-base  Já estão disponíveis as minutas dos documentos-base resultantes das atividades dos Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis por cada eixo temático da CRES+5. A quarta reunião preparatória da Conferência ocorreu em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro, e discutiu as minutas desses documentos, cuja versão final deverá ser preparada pelos GTs e disponibilizada no site da CRES+5 até o dia 6 de março. 

CRES+5 – A reunião de acompanhamento da CRES 2018 está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC). O público-alvo da Conferência são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente. 

CRES  A III Conferência Regional de Educação Superior, realizada em Córdoba (Argentina) em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028. Após a Conferência Mundial de Educação Superior, em 2022, os atores de educação superior da região avaliaram a necessidade de realizar uma reunião de acompanhamento da III CRES, a fim de promover um processo participativo que destacasse o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente relacionados à pandemia da Covid-19. Assim, a CRES+5 será a concretização dessa decisão, permitindo analisar as conquistas da educação superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior, prevista para 2028. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e do UNESCO-IESALC     

Destaques

Informativos

Categorias
Associados