Exame serve para validar diplomas de medicina obtidos fora do Brasil. Prova teórica será em 6 de dezembro
O prazo para pagar a inscrição no Revalida 2020 termina quarta-feira (7). O exame serve para validar o diploma de medicina obtido fora do Brasil. O valor da inscrição é de R$ 330.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, alerta para que os interessados fiquem atentos ao prazo de compensação bancária. O pagamento pode ser feito nas agências bancárias, Correios e casas lotéricas. É preciso ficar atento: o boleto válido deve ser gerado pelo Sistema Revalida.
O Revalida não é feito desde 2017, apesar de a legislação em vigor prever a prova a cada seis meses. A última prova teve 7.380 inscritos, dos quais 393 foram aprovados.
Quem pode se inscrever no Revalida?
O prazo para inscrição foi encerrado na segunda-feira (5). Segundo o Inep, pode se inscrever:
- quem tem diploma de graduação em medicina em universidade estrangeira, reconhecido e válido (declarações de conclusão de curso, por exemplo, não são válidas);
Além disso, o candidato deverá digitalizar o documento, frente e verso, para enviar no ato da inscrição. Nenhum outro documento será aceito no lugar do diploma, segundo o Inep.
Como é feito o Revalida?
O Revalida é aplicado em duas etapas. A primeira é o exame teórico, que será realizado em 6 de dezembro, em 13 capitais e no DF:
- Belém/PA,
- Belo Horizonte/MG,
- Brasília/DF,
- Campo Grande/MS,
- Curitiba/PR,
- Fortaleza/CE,
- Manaus/AM,
- Porto Alegre/RS,
- Recife/PE,
- Rio Branco/AC,
- Rio de Janeiro/RJ,
- Salvador/BA
- São Paulo/SP
Nesta primeira etapa, os candidatos deverão obter no mínimo 63 em 100 pontos possíveis na prova objetiva e 29 dos 50 pontos na prova discursiva.
O edital para a segunda etapa do Revalida ainda não foi publicado. Mas, segundo o Inep, nesta edição haverá uma novidade: quem passar na primeira fase, mas reprovar na segunda, poderá se inscrever diretamente nesta etapa nas próximas duas edições futuras, ainda a serem marcadas. O valor da inscrição nesta etapa ainda será divulgado.
Cronograma do Revalida 2020
- Inscrição: 21 de setembro a 5 de outubro (período prorrogado)
- Pagamento da inscrição: de 21 de setembro a 7 de outubro
- Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 21 de setembro a 2 de outubro de 2020
- Resultado da solicitação: 9 de outubro
- Recurso: 12 a 16 de outubro
- Prova teórica: 6 de dezembro
- Divulgação dos gabaritos: 8 de dezembro
- Recurso dos gabaritos: 8 a 14 de dezembro
- Resultado da prova escrita: 8 de fevereiro
Em maio, o então ministro Abraham Weintraub havia anunciado o Revalida para 11 de outubro. Segundo o Inep, a prorrogação se deve aos protocolos de saúde devido à pandemia do coronavírus.
“A imposição de distanciamento social exigiu o desenvolvimento de novas regras para permitir a presença coletiva de candidatos e equipe de aplicação no dia de realização das provas”, diz o Inep.
O que é o Revalida?
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) se divide em duas etapas: uma teórica e outra prática.
A prova teórica, por sua vez, é dividida em duas partes aplicadas no mesmo dia. Pela manhã, devem ser resolvidos 100 itens objetivos. Na parte da tarde, os participantes precisam responder 5 questões discursivas.
Fonte: G1 - Educação