Live orienta preenchimento do novo Censup 2020

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Live orienta preenchimento do novo Censup 2020

Capacitação é direcionada a todos os recenseadores e auxiliares institucionais. Objetivo é esclarecer dúvidas sobre cadastro e módulo Usuário do sistema

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, nesta terça-feira, 26 de janeiro, às 15h, a primeira live com orientações sobre o preenchimento do novo sistema do Censo da Educação Superior, o Censup 2020. Para participar, basta acessar o canal do Inep no YouTube. Dúvidas e comentários poderão ser compartilhados no chat, durante a transmissão. 

A capacitação é direcionada aos recenseadores e auxiliares institucionais, com o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas em relação ao cadastro e ao módulo Usuário na implementação do Censup 2020. O sistema é usado por todas as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica. Por meio dele, é realizada a coleta individualizada de dados de alunos e de docentes que compõem a pesquisa estatística. 

Abertura – O sistema foi atualizado para a coleta referente a 2020, dando mais agilidade à coleta de informações. Ainda nesta terça-feira, a partir das 18h, o Inep fará a abertura do Censup 2020 para a realização dos cadastros de usuários, conforme disposto na Portaria nº 635/2020, que trata do cronograma do Censo da Educação Superior 2020. 

Censo da Educação Superior – A pesquisa estatística reúne informações sobre instituições de educação superior, cursos, docentes e alunos. O preenchimento do censo é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e para a participação das instituições de educação superior em programas do Ministério da Educação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa subsidia ainda a avaliação da educação superior, sendo insumo para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), dois dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Inep. 

Assista à live

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

Acesse o Censup

Deixe um comentário

*

captcha *