Associação Nacional dos Centros Universitários - ANACEU

Endereço:
SCS QUADRA 07 BLOCO A Nº 100 SALAS 805/807 – PÁTIOBRASIL , Brasília, DF, Brazil

Atendimento:
De segunda à sexta de 9h às 17h
Fone: (61) 3321-5535
E-mail: anaceu@anaceu.org.br

Inep publica edital para compor banco de itens do Saeb

Inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pelo Sistema BNI, no período de 4 a 22 de março

 

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital nº 10 referente às diretrizes para seleção e credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A seleção é destinada à elaboração e revisão de itens das áreas de ciências humanas e ciências da natureza do ensino médio. A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pelo Sistema BNI, no período de 4 a 22 de março.

Os interessados em participar do processo seletivo devem possuir graduação em cursos de licenciatura em história; em geografia; em ciências sociais (sociologia, ciência política ou antropologia); ou em filosofia, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Eles serão classificados de acordo com a pontuação obtida com comprovação dos requisitos complementares relacionados à formação acadêmica (segunda licenciatura, especialização, mestrado e doutorado), experiência docente nos últimos 10 anos, experiência em elaboração e revisão de itens e produção bibliográfica.

Capacitação – A convocação para a capacitação não garante ao convocado a condição de colaborador credenciado do BNI. Para tanto, é necessário que os convocados concluam o processo de capacitação e obtenham aproveitamento mínimo nas atividades do evento. A seleção para composição do Banco de Colaboradores terá validade de dois anos a contar da data de publicação do resultado, podendo ser prorrogada por igual período.

Cronograma
Inscrição 4 a 22 de março
Análise dos documentos 25 de março a 26 de abril
Divulgação preliminar dos classificados 30 de abril
Período para interposição de recursos 30 de abril a 5 de maio
Período de análise dos recursos 6 a 17 de maio
Divulgação final dos classificados 22 de maio


Saeb – 
Realizado desde 1990, o Saeb é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

Confira o edital
Saiba mais sobre o Saeb

Destaques

Informativos

Categorias
Associados