CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – Módulos Curso e Docente estão disponíveis

Recenseadores devem preencher os formulários no sistema Censup. Módulo Aluno é o próximo a ser liberado

Os módulos Curso e Docente do Censo da Educação Superior 2020 estão disponíveis para preenchimento, no sistema Censup. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nesta quinta-feira, 11 de março, uma live para apresentar os formulários da pesquisa estatística aos recenseadores institucionais. 

No módulo Curso, os recenseadores deverão informar para os cursos de graduação e os sequênciais de formação específica, dados como a quantidade de vagas novas oferecidas, assim como as vagas remanescentes e vagas de programas especiais, além de especificar a quantidade de candidatos por tipo de vaga ofertada nos processos seletivos da IES. Além disso, informar se os cursos garantem condições de ensino-aprendizagem para pessoas com deficiência. 

Já no módulo Docente, os responsáveis pelo preenchimento deverão detalhar informações relacionadas aos perfis dos professores da Instituição de Educação Superior (IES). Entre outros aspectos, os questionários abordam a formação, o regime de trabalho e a atuação do docente na instituição.

Coleta e Módulos – O período de coleta do Censo começou em 1º de março e segue até 4 de junho. Até o momento, estão disponíveis os módulos Usuário e IES, além de Curso e Docente, disponibilizado nesta semana. Os próximos formulários serão liberados gradativamente, sempre com a apresentação de live um dia após a liberação. O objetivo da disponibilização anterior ao evento online é possibilitar que os recenseadores se familiarizem com o novo sistema Censup. O módulo Aluno é o próximo a ser liberado, no dia 17 de março.

Recenseadores – O prazo para cadastramento dos recenseadores institucionais está aberto desde 26 de janeiro e vai até 31 de março. Como o sistema do Censo da Educação Superior 2020 passou por reformulações, é necessário que todos se cadastrem novamente, mesmo que não haja mudança em relação ao censo de 2019.

Material de apoio – No portal do Inep, os recenseadores e auxiliares institucionais podem encontrar diversos materiais de apoio para o preenchimento dos formulários do Censo. O instituto disponibiliza manuais, questionários, modelos dos arquivos de migração e tabelas auxiliares, além das perguntas frequentes, informativos e apresentações.

Treinamento EAD – Na plataforma Capacita Servidores, os recenseadores encontram todos os módulos do Censo. A plataforma, disponível no Censup, é uma ferramenta para capacitação de todos os envolvidos no preenchimento dentro da instituição de educação superior. 

Censo da Educação Superior – O objetivo da pesquisa estatística é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências da Educação Superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais da etapa educacional. Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Veja a live sobre os módulos Curso e Docente

Acesse o Sistema Censup

Veja as orientações sobre o Censo da Educação Superior

Acesse os manuais de preenchimento 

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

Fonte: INEP – Assessoria de Comunicação Social do Inep