AVALIAÇÃO IN LOCO – Inep se reúne com avaliadores da educação superior

Debate virtual sobre avaliações externas contará com mais de 150 integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

A Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, a partir das 8h (horário de Brasília), encontro on-line com integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). 

O objetivo do evento é debater a retomada das avaliações externas in loco de cursos de graduação, neste primeiro semestre de 2021. Para isso, a Coordenação de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior da Daes promoverá o encontro com mais de 150 avaliadores. As atividades passarão a ocorrer frequentemente para discussões e aprimoramento a respeito das avaliações.

Avaliação in loco – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de cursos das instituições de educação superior. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior. 

As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas, conforme decisão do Ministério da Educação (MEC). Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida ou ainda transformação de organização acadêmica.

BASis – O Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é o cadastro nacional e único de avaliadores que compõem as comissões responsáveis pela avaliação externa in loco dos cursos de graduação e das instituições de educação superior. 

Sinaes – O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é responsável pela avaliação das instituições, dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes, por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Uma de suas finalidades é a melhoria da qualidade da educação superior brasileira.

Saiba mais sobre a Avaliação in loco

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social do Inep

Deixe um comentário

*

captcha *