ANACEU participou da reunião do INEP para apresentação das Ações do Inep para visita in loco nas IES e o CENSO 2020

A ANACEU a convite do Presidente do INEP, Danilo Dupas participou hoje da reunião virtual para apresentação das Ações do Inep para visita in loco nas IES e o CENSO 2020. A associação foi representa pelo seu Presidente Arthur Sperandéo de Macedo e pela professora Dra. Suzana Funghetto. A reunião contou com a participação da ABED, ABIEE, ABRAFI, ANEC, ANUP, ABMES, ACAFE, ANPI-ES, CRUB, SEMESP, COMUNG, CONFENEN, CONIF, FENEP, CNS e a Federação Brasileira de Hospitais – FBH.

O Presidente do INEP, Danilo Dupas iniciou a reunião colocando que a partir de 26 de abril (com previsão de Portaria Ministerial) serão realizadas Avaliações Externas Virtuais In loco através da plataforma Microsoft Teams. Essa ação foi tomada em virtude da pandemia do COVID – 19, da dificuldade do aceite de avaliadores para as avaliações presenciais e a diminuição da malha aérea.

O INEP destacou o trabalho realizado por sua equipe colocando os alguns benefícios da Avaliação Externa de forma virtual:

  • Accountability (responsabilidade, ética e transparência);
  • Compliance (cumprimento das normas estabelecidas – gravação da visita com a possiblidade de revisão na CTAA);
  • Realização de avaliações simultâneas;
  • Menor custo financeiro às IES;
  • Mediação da Avaliação por novas Tecnologias;
  • Menor custo operacional ao INEP;
  • Maior disponibilidade de avaliadores;
  • Facilidade na substituição de avaliadores (imprevistos);
  • Aperfeiçoamento contínuo da ferramenta e dos processos;
  • Ganhos de escala, dentre outros.

Os procedimentos de avaliação virtual seguirão os procedimentos da avaliação in loco presencial. Ou seja, nesse primeiro momento os instrumentos de avaliação continuarão os mesmos e não haverá modificação no formato da avaliação. Ex: Credenciamento Institucional (visita virtual – 3 dias). Em abril serão realizadas 10 avaliações-piloto após capacitação de avaliadores nesse novo modelo.

O INEP pretende fazer também a abertura de Formulário Eletrônico para 2.500 avaliações. Desde o mês de março que estão sendo realizadas simulações e testes internos no INEP, testes com IES.

Foi informado pela Presidência do INEP que inicialmente serão realizadas avaliações in loco virtuais somente para atos de entrada (credenciamento e autorização de curso), com previsão de 5.000 avaliações realizadas até o mês de outubro/2021. Essa estratégia foi definida, após reunião do INEP e da CONAES onde foi decidido também que as avaliações dos cursos de ENFERMAGEM, MEDICINA, ODONTOLOGIA E PSICOLOGIA continuam presenciais.

Outra novidade refere-se as IES que já estão com avaliação in loco confirmadas de forma presencial. As mesmas poderão solicitar alteração para a visita virtual se assim o desejarem. A IES que optar em continuar com a avaliação presencial deverá levar em consideração as restrições impostas pela Pandemia bem como o cumprimento do Plano de Contingência com todas as boas práticas adotadas pelas IES.

Todos os representantes das associações se manifestaram favoráveis a essa nova ação do INEP.

O Professor Carlos Moreno, Diretor de Estatísticas Educacionais – DEED/Inep, informou que semana que vem será divulgado o novo cronograma do Censo.

O Presidente do INEP, Professor Danilo Dupas ao final da reunião colocou que fará reuniões mensais com as entidades representativas para apresentar os resultados dos andamentos dos processos que estão no INEP, bem como tirar dúvidas e ouvir sugestões e apresentar as devolutivas da reunião anterior.

A pauta de hoje foi uma conquista para a ANACEU. Desde o ano passado a ANACEU apresentou ao INEP sugestões formais para a visita virtual mediada por tecnologia.

 

ApresentaçãoAvaliaçãoExternaVirtualInLoco1

Deixe um comentário

*

captcha *