Onde estamos?

SCS Quadra 07 Bloco A, n• 100, Salas 805 e 807, Pátio Brasil Shopping, Brasília/DF

Fale Conosco

Ligue para:
+55 (61) 3321-5535

Funcionamento

De segunda à sexta-feira
De 09:00h às 17:00h

QUEM SOMOS

A ANACEU, criada em 6 de dezembro de 1999 por 12 Centros Universitários, nasce com o espírito e a determinação de dar sustentação e legitimidade à nova tipologia implantada na educação superior do país. Desde então vem desempenhando um trabalho de vital importância na vida dessas instituições, cumprindo com os objetivos de defender e representar os interesses dos Centros Universitários instalados em todo o território nacional perante os três poderes, nas esferas federal, estadual e municipal.

Os Centros Universitários, implantados em 1997, primeiro pelo Decreto 2.306/97 e reafirmados pelo Decreto 3.860/97, foram idealizados no contexto de uma série de medidas propostas pelo Governo Fernando Henrique Cardoso para proporcionar a expansão da educação superior no país, estimulando ações de incentivo ao desenvolvimento das IES privadas e a um ensino de qualidade. Desde a criação e sua implantação os Centros Universitários vêm exercendo um papel relevante na educação superior brasileira.

Com uma proposta inovadora e moderna, os Centros Universitários cresceram e se desenvolveram sob a égide da avaliação, implantada no governo FHC e regulamentada pelo governo Lula com a implantação do SINAES. Exercem com eficiência e qualidade o seu papel na matriz educacional do ensino superior brasileiro.

A Associação lutou, perseverou e venceu batalhas importantes, tais como a derrubada do famigerado Decreto 4.914 que pretendia extinguir os Centros Universitários ao final de 2007. Devolveu aos Centros Universitários sua autonomia assegurando o registro de diplomas com a edição do Decreto 5.786, garantiu junto ao texto da Reforma Universitária no Congresso os Centros Universitários como tipologia em lei. Foram muitas as batalhas onde foi necessária a intervenção da Associação em defesa dos interesses de seus associados. A ANACEU tem buscado incessantemente a consolidação dos Centros como importante figura na estrutura do ensino superior brasileiro perante as esferas governamentais e a sociedade, com autonomia, liberdade de atuação e identidade própria.

A ANACEU ao longo desses anos tem promovido e incentivado eventos culturais, seminários, colóquios, debates, audiências públicas e várias outras atividades. Tem lutado e garantido o espaço dos Centros Universitários no centro das discussões da educação superior brasileira e perante a sociedade civil.

Hoje, com um quadro composto por 70 Centros Universitários entre privados, confessionais e comunitários, a ANACEU promove suas assembleias de associados para tratar de assuntos de interesse do segmento, reportando a todos os resultados de suas ações e deliberações. A Entidade por meio de relatório e informativos, cuidadosamente elaborados, mantém seus associados informados de todos os acontecimentos que dizem respeito aos Centros Universitários e a educação superior em geral.

OBJETIVOS DA ANACEU

Promover atividades culturais, de quaisquer espécies, visando o aperfeiçoamento do ensino superior brasileiro;

Incentivar a produção de pesquisa universitária, seja por meio de bolsas de estudos ou seja pela publicação de obras literárias de importante valor acadêmico.

Defender e representar os interesses dos Centros Universitários instalados em todo o território nacional perante os três poderes, nas esferas Federal, Estadual e Municipal;

DIRETORIA ANACEU

Presidente


Arthur Sperandéo de Macedo

Auden Educação Ltda
E-mail: diretoria@anaceu.org.br
www.anaceu.org.br

Vice-presidente

Wilson de Matos Silva

Centro Universitário de Maringá – E-mail: diretoria@anaceu.org.br
Site: www.anaceu.org.br

Secretário

Marcelo Gomes da Rosa

Universidade Iguaçu – E-mail: diretoria@anaceu.org.br
Site: https://unig.br/

CONSELHO DELIBERATIVO

Sérgio Fiuza de Mello Mendes

Associação Cultural e Educacional do Pará

Jean Marcel Chamon

Centro de Unificado de Brasília – CEUB

João Otávio B. Junqueira

Fundação de Ensino Octávio Bastos

Maria Eliza Aguiar

Olhar Educacional Ltda.

Antonio Rulli Neto

Auden Educação Ltda

Eleazar Ferreira

Instituto Filadélfia de Londrina

Marina Eehling Gelman

Ânima Educação

CONSELHO FISCAL

Alexandre José Braga Chaddad

Instituição Chaddad de Ensino Ltda

Reginaldo Artus

Fundação Educacional Guaxupé

José Campos de Andrade Filho

Associação de Ensino Cátedra

Rogério Massaro Suriani

Fundação Armando Álvares Penteado

Dráuzio Antônio Medeiros

Instituição Educacional Matogrossense – IEMAT

Assessoria Jurídica

Dr. Lauro Cavallazzi Zimmer
Assessor Jurídico

Advogados Bornhausen,
Amarante e Zimmer
Telefone: (11) 3167 – 7994
Site: www.baz.adv.br
E-mails: zimmer@baz.adv.br
rafael@baz.adv.br

Equipe Administrativa

Fabíola dos Santos Borges
Assessora Administrativa

Salete Teodoro dos Santos
Auxiliar Administrativo

Site: www.anaceu.org.br