Divulgação dos indicadores encerra o ciclo de resultados do Enade 2021, que também avaliou os concluintes dos cursos de licenciatura
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta terça-feira, 28 de março, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referentes a 2021. Esses são dois dos quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior que fazem parte do ciclo de resultados calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) foram publicados em 2022. O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, apresentaram os destaques em evento realizado na sede do MEC, em Brasília.
Dos 2.130 cursos de instituições públicas federais com o CPC divulgado, 1.266 tiveram o desempenho na faixa 4 (59,2%) e 62 na faixa 5 (2,9%). Enquanto isso, os cursos das instituições privadas com fins lucrativos atingiram, em sua maioria, o conceito 3 do indicador: 1.199 cursos (56,9%) de 2.106 resultados divulgados. Com relação à modalidade de ensino, foi observado que os cursos presenciais tiveram uma distribuição semelhante entre as faixas de desempenho 3 e 4: 46,2% e 42,7%, respectivamente. Já os cursos da educação a distância (EaD) ficaram concentrados na faixa 3 (63%).
Do total de instituições que participaram desta edição, 87% são privadas e 13%, públicas. A maioria (71,4%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (16,5%) e das universidades (10,1%). Por fim, estão os institutos federais e centros federais de educação tecnológica, que, juntos, representam 2% das instituições de ensino com o índice atribuído nesta edição.
A concentração na faixa 3 abarcou mais da metade das instituições avaliadas (62,9%) no IGC. As instituições de ensino federais também alcançaram melhor desempenho no indicador: na faixa quatro, foi registrada uma concentração de 72 instituições do total de 111 avaliadas (64,9%). Além disso, nenhuma das 39 instituições restantes teve conceito 1 ou 2. Já dos 979 estabelecimentos de ensino privados com fins lucrativos, 656 ficaram na faixa 3 (67%).
Licenciatura – Nessa edição, foram avaliados 30 cursos de graduação, dos quais 17 são licenciaturas. A partir do cálculo dos indicadores, é possível mensurar o desempenho dos estudantes recém graduados e, consequentemente, avaliar a qualidade do processo formativo dos professores. Nesse contexto, vale destacar que, de acordo com os resultados do Censo da Educação Superior 2021, metade das 1,5 milhão de matrículas em cursos de licenciatura foram em pedagogia (789.197), e 76% dos estudantes optaram pela educação a distância. No entanto, se forem observados somente os dados relacionados às instituições públicas federais, a proporção é diferente: 84% das matrículas em cursos de formação docente são para o ensino presencial.
- 61% dos concluintes em pedagogia declararam já possuir experiência no magistério e 65% deles têm a intenção de atuar em escolas públicas.
- A maioria absoluta dos estudantes que concluíram cursos de licenciatura, em 2021, é de mulheres: 76%.
- Mais da metade dos formandos têm até 33 anos.
- 33% dos concluintes, nos cursos de licenciatura, têm renda familiar de até 1,5 salário mínimo e 37% têm entre 1,5 e 3 salários mínimos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep