Onde estamos?

SCS Quadra 07 Bloco A, n• 100, Salas 805 e 807, Pátio Brasil Shopping, Brasília/DF

Fale Conosco

Ligue para:
+55 (61) 3321-5535

Funcionamento

De segunda à sexta-feira
De 09:00h às 17:00h

Categoria:

Brasil tem 545,4 mil médicos; mais da metade está concentrada somente nas capitais

Levantamento é do Conselho Federal de Medicina (CFM). Dados mostram desigualdade na distribuição e fixação de profissionais, com menos médicos no interior e em cidades pequenas

O Brasil teve um salto, nos últimos anos, no número de médicos e hoje cerca de 545,4 mil profissionais estão em atividade no país. Isso dá 2,56 para cada mil habitantes – próximo ao índice de outros países, como os Estados Unidos.

Os números, no entanto, confirmam a desigualdade na distribuição e na fixação de médicos pelo Brasil: a maioria (mais de 290 mil) está concentrada somente nas capitais, atendendo a 24% da população brasileira. Entre as regiões, o Norte é a mais deficitária.

Os dados, divulgados nesta segunda-feira (6), são do Conselho Federal de Medicina (CFM) e aparecem na Demografia Médica, plataforma que neste ano ganhou uma versão digital, que deverá ser atualizada a cada seis meses. Antes, os números eram disponibilizados de forma impressa a cada dois anos.

O aumento no número de médicos acompanhou o boom de escolas médicas e de vagas na última década. Em 2010, a proporção de médicos por mil habitantes era de 1,76 e havia 343,7 mil registros de médicos no país – em 2022, os registros subiram para quase 600 mil (tem médico que faz mais de um registro para atuar em estados diferentes).

 

Registros de médicos

Registro autoriza o trabalho no local, mas profissional pode não atuar lá

Fonte: G1 – Saúde

MATÉRIA COMPLETA

 

 

 

 

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter

MAIS POSTS

CATEGORIAS

Receba Notícias