A ANACEU participou ontem da reunião por videoconferência com o Presidente do INEP para apresentação dos números das visitas in loco, a ANACEU foi representada pelo seu Diretor Secretário-Professor Marcelo Rosa. A reunião contou com a participação da CONAES, ABED, ABIEE, ABRUEM, ABRUC, ABMES, ANPESC, ANPI-ES, ANUP, CONIF, CONFENEN, CRUB, SEMESP.
Participaram da videoconferência pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Inep – Presencial – Carlos Moreno – Presidente, Leonardo Monteiro de Souza Tostes – Diretor de Avaliação da Educação Superior – DAES; e Helena Cristina Carneiro Cavalcanti de Albuquerque – Coordenadora-Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior.
O Presidente do INEP – Professor Carlos Moreno iniciou a reunião com a apresentação dos dados atualizados das visitas in loco.
Foram realizadas 5.475 visitas virtuais e 566 visitas presenciais, até a presente data estão confirmadas 2.968 visitas a serem realizadas até o final do ano. Desde o mês de maio são realizadas mais de mil avaliações por mês, exceto no mês de julho (período de férias). Até hoje foram canceladas 2.078 visitas, dessas 994 foram a pedido das IES, 197 a pedido de avaliadores e 887 pelo INEP.
O INEP está preparando ofício/convite a ser enviado para as Associações e Instituições indicarem avaliadores (será enviado em breve para cadastro de avaliadores de áreas específicas), assim o INEP poderá melhorar a oferta de avaliadores nos cursos que apresentam número reduzido de avaliadores.
Após a apresentação dos dados foi dada palavra aos participantes, a professora Bete Guedes parabenizou o INEP pelo trabalho e solicitou ao Professor Carlos Moreno que reavalie o valor da taxa de avaliação. O Presidente do INEP informou que o tema já está sendo estudado pelo jurídico do INEP.
Foi solicitado informações sobre as visitas de autorização para os cursos de medicina e se existe a possibilidade de garantir que todos serão avaliados ainda em 2022, o INEP informou que tem trabalhado para que todos os atos de permanência sejam concluídos esse ano, mas não tem como garantir.
O Professor Marcelo Rosa informou ao presidente do INEP que haverá prova do Concurso público do INSS (concurso nacional) marcada para o mesmo dia da prova do ENADE. Isso poderá afetar o resultado das IES, pois muitos alunos têm informado que irão optar por realizar a prova do concurso e faltar à prova do ENADE. O Professor Carlos Moreno informou que a DAES está com várias demandas de estudantes sobre esse tema e que o INEP está bem sensível em relação ao assunto, até semana que vem o INEP terá uma resposta.
Em anexo a apresentação realizada pelo INEP sobre os DADOS ATUALIZADOS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO IN LOCO.
Apresentação Associações setembro22
Fonte: ANACEU/INEP