Onde estamos?

SCS Quadra 07 Bloco A, n• 100, Salas 805 e 807, Pátio Brasil Shopping, Brasília/DF

Fale Conosco

Ligue para:
+55 (61) 3321-5535

Funcionamento

De segunda à sexta-feira
De 09:00h às 17:00h

Categoria: ,

ANACEU participou hoje da videoconferência INEP-MEC, para apresentação dos números das visitas in loco

A ANACEU participou hoje da videoconferência INEP-MEC, para apresentação dos números das visitas in loco, a ANACEU foi representada pelo seu Presidente, Professor Arthur Sperandéo.

O Presidente do INEP – Professor Danilo Dupas iniciou a reunião com a apresentação dos dados atualizados e perspectivas da Avaliação in loco para 2022.

Foram realizadas até o final de maio 975 visitas virtuais e 121 visitas presenciais, para o mês de agosto estão agendadas 1.311 visitas. O INEP está com previsão de realizar em torno de 7 mil  avaliações até o final do ano.

O Professor Danilo Dupas solicitou novamente o apoio das associações e mantenedores na sensibilização dos reitores para que liberem seus professores que são avaliadores para participarem das comissões que são sorteados.

Foram 816 visitas canceladas, dessas 418 foram a pedido das IES, 84 a pedido de avaliadores e 314 pelo INEP (dificuldades com voos).

Nas avaliações de curso ou de Instituição – Conceito < 3 em qualquer um dos indicadores de padrão decisório definido pela SERES/MEC o conceito final da Avaliação será igual a 1.

Os objetivos da medida visam aproximar a avaliação da regulação, facilitar o entendimento da informação por parte da sociedade.

Novidades para 2022

  • Lançamento de edital para seleção de avaliadores de áreas específicas;
  • Elaboração de Código de Conduta Ética para IES e Avaliadores;
  • Manual para Instituições acessarem o Sistema e-MEC;
  • Melhorias no sistema da Avaliação In Loco – Automação e racionalização dos processos;
  • Revisão dos instrumentos de avaliação – Contribuições recebidas
    • Nova rodada de discussão com Conaes, SERES e CNE (13, 14, 15/06)
  • Sensibilização das Instituições para liberarem avaliadores.

 

No final de junho será lançado portal da CTAA para que as IES possam acompanhar os processos.

Todos os participantes da reunião reconhecem os esforços, trabalho e transparência do INEP, foi ressaltado que a SERES não vem acompanhando o movimento do INEP, são várias IES com processos a espera de publicação de portarias de autorização.

Foi relatada a instabilidade do sistema e-MEC e a dificuldade que as IES estão tendo com esse problema.

O Professor Danilo Dupas reforçou que a SERES está com nova gestão e que quando ele saiu da SERES já estava em andamento o novo e-MEC.

A Diretora de Supervisão da SERES, Micheline Silveira Forte participou da reunião e informou que o e-MEC é sistema complicado, a nova gestão da SERES teve dificuldades em localizar processos que já estavam finalizados.

O novo e-MEC deverá ser lançado em agosto, a SERES se prontificou a fazer uma reunião com a associações para que juntos possam melhorar a tramitação dos processos.

 

Material apresentado em videoconferência do Inep com as Associações

(2.5 MiB, 5 downloads)

Fonte: ANACEU

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter

MAIS POSTS

CATEGORIAS

Receba Notícias