Suspenso o acesso à biblioteca do Inep

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social 

O Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) suspendeu o acesso de usuários externos e internos até nova avaliação do Comitê de Governança Institucional (CGI) do instituto. A decisão foi tomada com a finalidade de prevenir a propagação do coronavírus (COVID-19).

A iniciativa se respalda na Portaria n.º 329, publicada nesta quinta-feira, 12 de março de 2020, no Diário Oficial da União (DOU), que instituiu o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (COE/MEC). Ao comitê caberá analisar eventos que provoquem mudanças significativas no âmbito do MEC. Ele é composto por representantes de unidades administrativas, órgãos e entidades vinculadas à educação.

A biblioteca do Cibec é composta por livros, periódicos, teses, dissertações, folhetos e relatórios de pesquisa, materiais multimídia, além de obras raras e especiais. O acervo engloba coleção geral e coleções de periódicos, de referências e de obras raras e especiais. Além do acervo, a biblioteca do Cibec é responsável pela Bibliografia Brasileira de Educação (BBE).

Portaria – A criação do Comitê Operativo de Emergência tem como objetivo reunir informações para diagnóstico da operação emergencial, permitindo estabelecer metas e focos de atuação; convocar esforços e conhecimentos de profissionais que possam integrar, por meio de convite, o COE/MEC; analisar o histórico da situação e o desenrolar de ocorrências semelhantes, de forma a subsidiar as tomadas de decisões; planejar ações, definir atores e determinar a adoção de medidas para mitigar ameaças e restabelecer a normalidade da situação; e acompanhar a execução das medidas propostas a fim de avaliar a necessidade de revisão e planejamento.

Cuidados – O coronavírus (COVID-19) é um vírus que causa doença similar a uma gripe. Ele é transmitido pela saliva, espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas são febre, tosse e/ou dificuldade de respirar. Para se prevenir, lave bem as mãos com água e sabão e/ou use álcool em gel; cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir; mantenha os ambientes ventilados; e evite aglomerações se estiver doente. Caso apresente algum dos sintomas da doença, ligue para o número 136 antes de procurar por uma unidade de saúde.

Acesse a Portaria n.º 329, de 11 de março de 2020

 

Deixe um comentário

*

captcha *