Solenidade Alusiva aos 20 Anos dos Centros Universitários

Solenidade Alusiva aos 20 Anos dos Centros Universitários

CAPA: Arthur Sperandeo de Macedo, presidente da ANACEU.

 

Na última terça (3) o Conselho Nacional de Educação – CNE realizou sessão solene alusiva aos 20 anos dos Centros Universitários. A sessão celebrou todo o trabalho realizado durante seu período de existência, além de realizar o lançamento do livro “20 ANOS DOS CENTROS UNIVERSITÁRIOS – UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL”. Participaram do evento várias autoridades do Ministério da Educação, dos centros universitários, associações de ensino e instituições públicas e privadas do país.

Solenidade Alusiva aos 20 Anos dos Centros Universitários

Em um cenário de aquecimento, no fim dos anos 90, visando o desenvolvimento da população por meio do fomento à educação, o Governo Federal implementou no ano de 1997 uma série de medidas que resultaram no surgimento dos Centros Universitários.  Após um longo período de estagnação o ensino superior brasileiro deu sinais de que estava retomando sua capacidade de crescimento. As matrículas aumentaram significativamente,  aceleração dada em parte também à expansão do ensino médio no país, além da busca por qualificação da população adulta já integrada ao mercado de trabalho. Tal cenário foi responsável pela criação da Associação Nacional dos Centros Universitários – ANACEU, que foi criada com o espírito e a determinação de dar sustentação e legitimidade à nova tipologia implantada na educação superior do país. Desde então  a “ANACEU vem cumprindo com os objetivos de defender e representar os interesses dos Centros Universitários instalados em todo o território nacional, a associação lutou, perseverou e venceu batalhas importantes, tais como a derrubada do do Decreto 4.914 que pretendia extinguir os centros universitários ao final de 2007.  Jean Chamon, vice presidente do conselho deliberativo da associação coloca que a ANACEU   tem assegurado a garantia da qualidade do ensino promovendo eventos que debatem e estimulam a excelência do ensino.”

Segundo o  presidente da Anaceu, Arthur Macedo “os centros universitários foram as primeiras instituições a serem credenciadas e recredenciadas em um processo de avaliação e regulação do Ministério da Educação, inclusive com instrumento próprio.” Esse fator influenciou a busca pela qualidade contida no cerne dessas instituições que sempre cumpriram os preceitos constitucionais. As avaliações externas ocorridas nessa época auxiliaram os centros universitários no desenho de propostas objetivas alinhadas a essência dessas instituições que tem como foco principal um ensino diferenciado comprometido com a comunidade. Hoje  os centros universitários demonstram inovação permanente, a fim de se fazer face às rápidas e profundas mudanças que ocorrem à escala mundial no setor, nos diversos domínios (econômico, científico-técnico, cultural, político,  regional, etc.).

 

FONTE: 2 em 1 Comunicação e Educação

Deixe um comentário

*

captcha *