REVALIDA – Resultado preliminar da 2ª etapa será divulgado dia 27/8

Cebraspe divulgou comunicado sobre atraso na entrega do resultado do Revalida 2020, nesta quinta (19). Inep manterá divulgação do resultado final em 17/9

O resultado preliminar da prova de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 será divulgado no dia 27 de agosto, no Sistema Revalida. A alteração do cronograma foi um pedido do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) — instituição aplicadora da prova de habilidades clínicas do Revalida 2020 —, que, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, teve a disponibilidade de profissionais médicos limitada para a avaliação do exame, resultando no atraso da entrega dos resultados.

O Cebraspe publicou um comunicado, nesta quinta-feira, 19 de agosto, justificando a solicitação de ampliação do prazo de entrega dos resultados preliminares das provas de habilidades clínicas do Revalida 2020 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O edital de retificação do cronograma da segunda etapa do exame foi divulgado pelo Inep nesta sexta-feira, 20 de agosto, no Diário Oficial da União (DOU). 

Com a alteração, o período para interpor recurso ao resultado preliminar será de 27 a 31 de agosto, no sistema do exame. O Inep mantém as demais disposições do Edital n.º 20/2021, bem como a divulgação do resultado final, prevista para 17 de setembro de 2021, juntamente com as justificativas de deferimento ou indeferimento dos recursos, apresentadas pela banca de especialistas do exame.

Segunda etapa – As provas de habilidades clínicas do Revalida 2020, correspondente à segunda etapa do exame, foram aplicadas nos dias 10 e 11 de julho, em 13 cidades brasileiras. Essa fase do exame é estruturada em um conjunto de dez estações, percorridas ao longo dos dois dias de provas, nas quais os participantes realizam tarefas específicas das áreas determinadas, como investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros.

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira o comunicado do Cebraspe

Acesse o edital de retificação do Revalida 2020

Acesse o Sistema Revalida

Saiba mais sobre o Revalida

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

Deixe um comentário

*

captcha *