Reitor Wilson Matos assumirá vaga no Senado Federal

O reitor da Unicesumar, Prof. Wilson de Matos Silva (PSDB), assumirá uma vaga no Senado Federal, hoje, dia 6, substituindo o titular da pasta, senador Álvaro Dias, que se afasta em virtude do período eleitoral.

Eleito como primeiro suplente do senador Álvaro Dias em outubro de 2006, esta é a segunda vez que o Prof. Wilson Matos estará no Senado. Em 2007, quando ocupou a vaga pela primeira vez, apresentou onze projetos de lei visando à melhoria da educação no país.

Segundo o Reitor, a melhoria do ensino brasileiro, desde o ensino básico até o ensino superior, exigirá enorme esforço de todos que tenham o compromisso de construir uma educação de qualidade, capaz de inserir o Brasil na vanguarda do conhecimento, com cidadãos participantes do novo contexto de modernidade e competitividade.  Para o Prof. Wilson Matos, “o Brasil, como tão bem enunciava Darcy Ribeiro, é um País capaz de fabricar automóveis, aviões, computadores e até mesmo satélites, mas tem, historicamente encontrado dificuldades na nobre tarefa de fabricar cidadãos”.

A crença inabalável do Prof. Wilson Matos, consolidada ao longo dos anos dedicados ao magistério – como educador e Reitor, é a de que a pauta das políticas públicas deve priorizar a educação.

Os projetos

Dentre os projetos que irá apresentar, o principal deles é o que propõem a implantação gradativa e progressiva do ensino em tempo integral em todas as escolas do país de Ensino Fundamental, a partir do ano de 2016. Ao contrário do que propõem o novo Plano Nacional de Educação (PNE), de levar o ensino integral para 50% das escolas até 2022, Prof. Wilson Matos, acredita que a implantação deve chegar de forma democrática para todos.

Com o novo PNE (Plano Nacional de Educação), que prevê recursos de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para na Educação e os royalties do pré-sal que serão destinados para a Educação, o Prof. Wilson Matos, acredita que não faltará dinheiro para os investimentos necessários. “Hoje nós temos previsto pelo Governo um montante de R$ 130 bilhões provenientes dessas novas fontes de renda e este valor é muito expressivo para que se implantem as melhorias necessárias em nossas escolas”, disse o reitor, que também defende uma sistematização para o ensino integral a fim de que haja um aproveitamento melhor do tempo nas escolas.

O Prof. Wilson Matos, irá propor ainda a criação e implantação de um sistema de avaliação de desempenho do professor, com respectiva premiação por mérito e a criação e implantação de um sistema de eleição ou indicação de diretores de escola a partir de um processo de avaliação de competências, contemplando, além das habilidades pedagógicas, também as competências de gestão. Deve ser implantado, paralelamente, um sistema próprio de avaliação das competências gerenciais dos candidatos.

 

BOX: Trajetória Política

Em outubro de 2006, o reitor Wilson de Matos Silva foi eleito Primeiro Suplente do Senador Álvaro Dias, tendo exercido o mandato de abril a julho de 2007. Em sua trajetória no Senado Federal, apresentou 12 projetos de lei, dos quais 11 visam à melhoria da educação no país. Desses projetos, 5 foram aprovados no Senado e encaminhados à Câmara dos Deputados. As questões tratadas nesses projetos são:

  • Sobre o estudo de música no Ensino Fundamental.
  • Sobre o aumento, na Educação Básica, da frequência mínima do estudante exigida para aprovação (em trâmite na Câmara dos Deputados).
  • Sobre o aumento, na Educação Superior, da frequência mínima do estudante exigida para aprovação (em trâmite na Câmara dos Deputados).
  • Para a instituição de 200 dias efetivos de aula na Educação Superior.
  • Para aumentar a carga horária mínima anual na educação básica (em trâmite na Câmara dos Deputados).
  • Sobre a antecipação dos feriados nacionais, para ampliar o calendário letivo.
  • Para vedar o regime de progressão continuada no Ensino Fundamental.
  • Para criar o Programa Permanente de Biblioteca da Escola.
  • Para permitir que as IES brasileiras privadas possam revalidar diplomas e certificados expedidos por IES estrangeiras.
  • Para que parte dos recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) seja destinada às operações do FIES (Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior).
  • Para instituir o Exame Nacional de Avalição do Magistério da Educação Básica (em trâmite na Câmara dos Deputados).

O Senador Wilson de Matos Silva, em seu novo mandato no Senado Federal, entre outros projetos, pretende apresentar três novos projetos de lei, com as seguintes propostas:

  • Implantação do regime de Tempo Integral em todas as escolas de Educação Fundamental do país.
  • Criação e implantação de um sistema de avaliação de desempenho do professor, com respectiva premiação por mérito.
  • Criação e implantação de um sistema de eleição ou indicação de diretores de escola a partir de um processo de avaliação de competências, contemplando, além das habilidades pedagógicas, também as competências de gestão. Deve ser implantado, paralelamente, um sistema próprio de avaliação das competências gerenciais dos candidatos.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA UNICESUMAR

[44] 3027-6360, ramais 1140 / 126

Deixe um comentário

*

captcha *