Reitor do Mackenzie é cotado pelo MEC para a presidência da Capes

Fonte: Revista Fórum

O atual presidente do órgão, Anderson Ribeiro Correia, deixará o cargo para ocupar a reitoria do ITA

Com a nomeação desta terça-feira (17) do atual presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia, para a reitoria do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), o Ministério da Educação (MEC) já conspira para um novo indicado. Um dos nomes cogitados é o de Benedito Guimarães Aguiar, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e  vice-presidente da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE). Benedito esteve no dia 11 deste mês em reunião com o ministro Abraham Weintraub.

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é ligada ao MEC e tem como principal função a administração do sistema de pós-graduação no país. O nome de Correira no órgão se enfraqueceu pelos cortes de bolsas de pesquisa, o que culminou em protestos de servidores contra sua gestão. A decisão de migrar para o ITA, no entanto, veio a pedido do próprio Correia, que foi reitor do Instituto de 2016 até o início de janeiro de 2019.

Com relação ao histórico acadêmico de Benedito, o reitor atuou no desenvolvimento de quatro artigos, sendo três deles ligados ao empreendedorismo. Em maio deste ano, ele censurou a participação de Guilherme Boulos (PSOL), coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em debate sobre reforma da Previdência na universidade.

Deixe um comentário

*

captcha *