Prazo para atualização do cadastro do Pesquisador Institucional para o Censo da Educação Superior 2018 termina nesta quinta-feira

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social 

Os Pesquisadores Institucionais (PI) das Instituições de Educação Superior (IES) devem atualizar seus cadastros no sistema do Censo da Educação Superior 2018 até esta quinta-feira, 31 de janeiro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está promovendo uma capacitação a distância para os PI e Auxiliares Institucionais (AI). O objetivo é qualificá-los para assegurar a correta inserção dos dados das Instituições de Educação Superior (IES). O treinamento é indispensável para aqueles que realizam o preenchimento do Censo da Educação Superior pela primeira vez.

O PI, indicado pela IES, é o representante oficial da Instituição junto ao Inep. O pesquisador é o responsável pelo preenchimento dos questionários eletrônicos no Sistema do Censo da Educação Superior, aberto entre 14 de janeiro e 26 de abril. Todas as Instituições de Educação Superior – sejam elas federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais – devem declarar seus dados ao Censo da Educação Superior.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e participação das IES em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies e as bolsas da Capes. Ele também subsidia a avaliação, a supervisão e o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da Educação Superior. Os dados do Censo da Educação Superior também compõem o Indicador Aluno Equivalente – Graduação, utilizado para a distribuição de recursos orçamentários para as universidades federais.

 

Deixe um comentário

*

captcha *