Ministro entrega medalhas da Ordem do Mérito Educativo

Fonte: MEC – Assessoria de Comunicação Social

O ministro da Educação, Mendonça Filho, será o chanceler da entrega das medalhas da Ordem Nacional do Mérito Educativo, nesta quarta-feira, 7, ao lado do presidente da República, Michel Temer, que será Grão-Mestre da Ordem. A honraria existe desde 1955 e tem por finalidade agraciar personalidades, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído de maneira excepcional para o desenvolvimento da educação. A cerimônia ocorre no Palácio do Planalto, às 16h30.

As medalhas entregues possuem cinco graus: grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro. A Ordem compreende um quadro efetivo e outro especial, sendo o primeiro destinado às personalidades nacionais e o segundo às estrangeiras. Todas são feitas por decreto do presidente da República, mediante proposta do ministro da Educação, após parecer favorável do Conselho da Ordem, conforme Decreto nº 4.797, de 2003, modificador do Decreto nº 38.162 de 1955, que criou a condecoração.

O ministro da Educação é o presidente do Conselho da Ordem, que também é integrado pelos presidentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Confira o decreto e a lista de personalidades homenageadas

 

 

Deixe um comentário

*

captcha *