Medicina e nutrição do UniCeub conquistam nota máxima no MEC

Fonte: Metrópoles

Pontuação avalia qualidade e condições dos cursos. Educação física, contabilidade e relações internacionais também são nota 5

Realizar uma graduação de ensino superior em uma instituição com credibilidade e tradição é o desejo de todos os estudantes. Por isso, observar a nota conferida pelo Ministério da Educação (MEC) é importante, já que essa métrica é a principal referência para a escolha de um bom curso. Somente desse modo a formação do aluno poderá ser completa e bem direcionada, a ponto de prepará-lo para o mercado de trabalho.

Entre os cursos da área da saúde, medicina e nutrição figuram na lista dos mais procurados pelos vestibulandos. Recentemente, as duas graduações do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) receberam nota máxima do MEC nos indicadores que avaliam a qualidade e as condições de oferta, como corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos. O coordenador do curso de medicina, Manoel Modelli, avalia que ver o curso se tornar referência no país traz uma responsabilidade ainda maior para a instituição. A graduação, que foi lançada em 2013, verá em julho deste ano a formação da primeira turma de médicos.

Manoel Modelli, coordenador de medicina, afirma que a nota máxima no MEC comprova a qualidade do ensino oferecido pelo UniCeub

“Conseguir a nota cinco é uma satisfação grandiosa. Mostra que estamos fazendo um trabalho reconhecido e formando profissionais preparados para o mundo real” Coordenador de Medicina, Manoel Modelli

A nota máxima na avaliação reforça a consolidação e a credibilidade da instituição nas áreas de saúde, exatas e humanas em todo o país. Para a coordenadora de nutrição, Karina Aragão Mendonça, o curso oferece o que há de melhor para a aprendizagem dos alunos “Isso é reflexo do trabalho. Significa que atingimos nosso objetivo como gestores e mostra para os alunos que eles podem esperar a excelência na graduação superior”, comemora.

coordenadora de nutrição, Karina Aragão Mendonça, ressalta que a cada semestre o UniCeub tem se modernizado e oferecido a melhor estrutura aos alunos

Infraestrutura e aprendizagem

Na nutrição, os alunos experimentam a vivência em clínicas, projetos de extensão, experiências em creches, escolas, lares e hospitais. Além disso, o UniCeub é o único centro universitário do Distrito Federal que possibilita estágio supervisionado na área de nutrição esportiva.

O curso de Nutrição possui laboratórios e equipamentos modernos

Na avaliação das amigas Carolina Miranda, 20, e Maria Olívia Araújo, 21, estudantes do 4º semestre, as oficinas práticas ajudam a consolidar teoria e prática. “Aprendemos a criar receitas saudáveis e a montar cardápios. Além disso, é interessante essa mescla da gastronomia com a nutrição”, conta Carolina.

Para Maria Olívia, os ensinamentos obtidos em sala de aula e nas oficinas práticas já permitem aplicar o conhecimento com a família. “Sempre me interessei pela área. Após entrar [no curso], já no primeiro semestre, vi que fiz a escolha certa. Temos muitas aulas práticas e isso é excelente. Além do mais, busco testar e aplicar tudo o que aprendo em casa”, diz.

As amigas Carolina Miranda (esquerda) e Maria Olívia Araújo (direita) têm a certeza de que acertaram na escolha do curso e da instituição

Já o curso de medicina utiliza uma moderna metodologia de aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning, em inglês), em que os estudantes são desafiados a solucionar as mais diferentes adversidades. Para as aulas práticas, há simuladores com bonecos que imitam situações possíveis de serem encontradas no dia a dia, 12 salas de tutoria e um laboratório de ciências da saúde (Labocien) com 4.000 m², onde estudantes desenvolvem atividades em áreas como biologia celular, farmacologia, genética, enzimologia e imunologia. Também é disponibilizado um enorme acervo bibliográfico, com mais de 20 mil publicações do segmento.

“Nossa metodologia de ensino é o que há de mais inovador em graduação superior. Desafiamos os alunos, que são estimulados a investigar a fundo cada situação” Coordenador de Medicina, Manoel Modelli

No curso de Medicina, os alunos são desafiados a solucionarem os problemas

Tradição e modernidade

De acordo com o futuro médico Victor Costa Wichrowski, de 28 anos, as ótimas condições oferecidas diferenciam a instituição em nível nacional. “Aqui temos tudo o que precisamos. Além da tradição, da estrutura e dos profissionais, o modelo ativo de ensino aplicado é essencial para a aprendizagem”. O jovem está no 8º semestre do curso e ressalta a importância da proximidade entre professores e alunos.

“Eles são muito receptivos, dedicados e próximos com todos os estudantes”

Victor Costa Wichrowski, estudante do 8º semestre de Medicina
A tradição e a ótima estrutura foram fatores decisivos para que o estudante Victor Costa Wichrowski optasse cursar Medicina no UniCeub

Cursos nota 5

Inaugurado em 1968, o UniCeub tem como desafio manter o alto nível do ensino e estar sempre atualizado para melhor preparar os alunos para o mercado de trabalho. Para isso, o centro universitário busca inovar e se aperfeiçoar em todas as áreas de ensino. O aluno é incentivado a participar de projetos integrais, atividades extraclasse, cursos de extensão, palestras, congressos, intercâmbios acadêmicos, além de contar com a possibilidade de complementar os estudos em universidades internacionais parcerias.

Além da medicina e da nutrição, os cursos de educação física, contabilidade e relações internacionais possuem nota 5 na avaliação do MEC. As demais graduações oferecidas pela instituição também estão bem ranqueadas pelo Ministério.

O UniCeub conta com 40 cursos de graduação superior, 750 professores no quadro de docentes e aproximadamente 22 mil estudantes matriculados. Durante os 50 anos de atuação, já formou mais de 100 mil profissionais para o mercado.

Centro Universitário de Brasília – UniCeub
Site: UniCEUB
Redes sociais: FacebookInstagram e YouTube
Endereços: Campus I – Asa Norte: SEPN 707/907
Campus II – Taguatinga: QS 1, Lote 1/17, Rua 214
Central de atendimento à comunidade – Setor Comercial Sul, Quadra 1 – Edifício União
Telefone: (61) 3966-1201
E-mail: central.atendimento@uniceub.br

Deixe um comentário

*

captcha *