Inscrições para Encceja no exterior terminam nesta segunda-feira, 17

Fonte: MEC – Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Brasileiros que vivem no exterior e estão interessados em obter a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio têm até as 23h59 desta segunda-feira, 17, para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O exame é direcionado a jovens e adultos que não concluíram essas etapas de ensino na idade adequada, incluídas pessoas privadas de liberdade (PPL) residentes no Japão e na Guiana Francesa. Estas deverão procurar seus respectivos consulados-gerais, em Tóquio e em Caiena, onde haverá aplicação dos testes.

Para fazer a inscrição, é preciso informar o número de CPF e a data de nascimento. O participante que tiver feito provas de edições anteriores do Encceja Exterior (2013, 2014, 2015, 2016) deverá informar o número do passaporte utilizado para emissão do certificado ou do certificado de proficiência. Para a certificação do ensino fundamental, o candidato deve ter 15 anos completados até a data da realização da prova. Para a certificação do ensino médio, a idade é de pelo menos 18 anos até a data da prova.

Aplicação – O Encceja Exterior 2017 é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com as respectivas representações diplomáticas do Brasil nos locais de aplicação. O exame no exterior será aplicado em 10 de setembro, nos Estados Unidos (Boston, Nova York e Miami); Bélgica (Bruxelas); Guiana Francesa (Caiena); Portugal (Lisboa); Suíça (Genebra); Espanha (Madri); Reino Unido (Londres); França (Paris), Holanda (Amsterdã) e Japão (Nagoia, Hamamatsu e Ota). Já o Encceja Exterior PPL será aplicado entre 11 a 22 de setembro.

No Brasil – Para o Encceja Nacional, que terá edital publicado na próxima segunda-feira, 24, as inscrições vão de 7 a 18 de agosto. As provas serão aplicadas em 8 de outubro. Candidatos enquadrados na condição de PPL deverão aguardar o outro edital, a ser publicado em 7 de agosto. Para esses casos, o período de adesão das unidades prisionais ou socioeducativas vai de 14 a 25 de agosto, devendo as inscrições serem feitas no período de 21 de agosto a 1º de setembro. Já a aplicação do exame PPL está agendada para 24 e 25 de outubro.

Deixe um comentário

*

captcha *