Inep participa de encontro sobre o Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos

Fonte: Revista Gestão Universitária

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, participou do encontro de um ano do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos, nesta terça-feira, 5, no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília (DF). Em sua fala, destacou a importância do Inep para a criação de evidências, por meio de suas avaliações e estatísticas, para o monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas para a educação. Maria Inês ressaltou ainda o histórico compromisso do Inep com a garantia dos Direitos Humanos, presente nos temas de suas avaliações e na constituição dos dados do censos educacionais que realiza.

O Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior. Aberto à adesão das Instituições de Educação Superior (IES) e de Entidades Apoiadoras, seu objetivo é superar a violência, o preconceito e a discriminação, e promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas IES.

O encontro acontece nesta terça e quarta feiras, 5 e 6. O objetivo é que as instituições que estão elaborando ou que já tenham elaborado seus planos de trabalho apresentem, de forma dinâmica e participativa, suas iniciativas de educação em direitos humanos e troquem experiências relativas aos cinco eixos do Pacto. A proposta do encontro é proporcionar o aprofundamento da temática de educação em direitos humanos no âmbito da educação superior, contribuindo para o aprimoramento das ações no âmbito do MEC e das IES. Atualmente, mais de 320 IES já participam do Pacto.

Assessoria de Comunicação Social – INEP (05.12.2017)

Deixe um comentário

*

captcha *