Inep institui comissões que elaboram as provas do Enade

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social 

As comissões que irão montar as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2020 foram instituídas por portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 9 de março. As Comissões Assessoras de Área (CAA) estão subordinadas à Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.

Os membros das comissões têm as atividades ligadas a todo o processo de elaboração das provas do Enade, inclusive a análise dos gabaritos preliminares e as manifestações relativas às questões aplicadas no exame. São atribuições das CAAs a elaboração de diretrizes e matrizes de provas para a avaliação dos cursos do ano II do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a revisão, a edição e a homologação de itens para armazenagem no Banco Nacional de Itens (BNI).

Neste ano, 23 comissões irão assessorar as seguintes áreas do ano II do ciclo avaliativo do Enade:

  • Formação geral
  • Grau de bacharelado: design e sistemas de informação.
  • Grau de licenciatura: artes visuais, física, letras – inglês, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, matemática, música e pedagogia.
  • Grau de licenciatura e bacharelado: ciências da computação, biológicas e sociais; educação física, filosofia, geografia, história e química.
  • Grau de tecnólogo: em análise e desenvolvimento de sistemas, em gestão da tecnologia da informação e em redes de computadores.

A portaria prevê que os membros da comissão devem ter experiência mínima de três anos como docentes na graduação e não estar exercendo cargos ligados a chefias de autarquias vinculadas ao Ministério da Educação (MEC). A maior parte das atividades serão desempenhadas, de forma presencial, na sede do Inep, com o objetivo de resguardar o sigilo das informações.

As provas do Enade 2020 serão aplicadas para os concluintes dos cursos de graduação das áreas avaliadas e estão marcadas para 22 de novembro.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Consulte a Portaria n.º 261, de 6 de março de 2020

Confira outras informações do Enade 2020

 

Deixe um comentário

*

captcha *