Inep finalizou agenda de capacitações da CTAA com Subcolegiado de Avaliação de Conduta Ética de Avaliadores

Fonte: INEP

 

A série de capacitações dos membros da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação Superior (CTAA) encerrou-se nesta quinta-feira, 21 de maio, com os membros do Subcolegiado de Avaliação de Conduta Ética de Avaliadores. A comissão é responsável pela análise dos recursos administrativos, previstos no processo de avaliação externa in loco, apresentados por instituições de educação superior e pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC). Além disso, são examinados recursos contra decisões da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Cabe ao Subcolegiado de Avaliação de Conduta Ética de Avaliadores deliberar sobre recursos referentes à conduta de avaliadores contra decisões da Coordenação da Avaliação in loco/Daes, responsável pela gestão do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo (Saeg).

Durante a abertura da videoconferência, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, ressaltou as peculiaridades do subcolegiado. “A temática da conduta ética é complexa e essencial para o resultado da avaliação”, afirmou Lopes. A iniciativa inédita de capacitar os membros também foi destacada pelo presidente. “A capacitação de todos os integrantes da CTAA, para nivelamento de informações, sinaliza a preocupação que temos com a qualidade dos trabalhos”, observou Lopes.

Os integrantes do subcolegiado capacitado participam da sétima reunião conduzida pela Daes, que coordena a capacitação, por meio de videoconferência, devido ao distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19. A CTAA é presidida pelo titular da Daes, o professor Moaci Carneiro, que sublinhou o vigor institucional da gestão ao empreender a iniciativa diante do contexto excepcional provocado pela pandemia. “A agenda de capacitações propicia à educação superior de nosso país a possibilidade de buscar, incansavelmente, o aprimoramento dos padrões de qualidade”, considerou o diretor.

MATÉRIA COMPLETA

Deixe um comentário

*

captcha *