Inep capacita representantes das instituições de educação superior

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social 

O treinamento de pesquisadores e auxiliares educacionais prepara as instituições de educação superior para a coleta de informações do Censo da Educação Superior 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela pesquisa, realiza nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de fevereiro, a capacitação de 173 pesquisadores e auxiliares educacionais.

A programação conta com a apresentação dos resultados do censo e instruções para a navegação no Sistema do Censo da Educação Superior (Censup) 2019. Os participantes terão nove horas de informações de qualidade para o preenchimento dos formulários e migração de dados. As atividades também incluem o compartilhamento de boas práticas adotadas por pesquisadores institucionais, selecionadas pela equipe da Controladoria-Geral do Censo da Educação Superior do Inep.

Os pesquisadores institucionais são os representantes oficiais das instituições de educação superior junto ao Inep. Eles são os responsáveis por preencher, verificar e corrigir inconsistências nos dados declarados, bem como responder aos questionamentos do instituto.

O sistema eletrônico Censup está disponível para todas as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O período para a entrada de dados de alunos e docentes de 2019 está aberto até 24 de abril para todas as instituições federais, estaduais, municipais, privadas e especiais.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o censo é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior. As estatísticas educacionais produzidas oferecem aos usuários informações sobre ingressos, matrículas, concluintes, vagas, dados de financiamento estudantil, recursos de tecnologia assistiva disponíveis às pessoas com deficiência, entre outros. O censo ainda subsidia o planejamento e a avaliação de políticas públicas, além de contribuir para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Cálculo Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC).

Consulte o Censo da Educação Superior

Acesse o Sistema Censup 2019

Deixe um comentário

*

captcha *