INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – Termina nesta sexta (14) prazo para manifestações

Ausência de manifestação de instituições de educação superior presume aceitação dos insumos. As informações serão usadas para cálculo de indicadores

O prazo para a primeira etapa de manifestações sobre os insumos dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior – edição 2019 termina nesta sexta-feira, 14 de agosto, às 23h59, pelo horário de Brasília. As instituições de educação superior podem validar ou corrigir as informações no sistema e-MEC. Conforme estabelece a Portaria Inep n.º 429, de 2 de julho de 2020, a ausência de manifestação das instituições de educação superior presume aceitação plena dos insumos. No sistema, há um tutorial com o passo a passo de como realizar o procedimento. O prazo para as manifestações começou dia 5. As informações serão utilizadas, principalmente, no cálculo do Conceito Enade e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), com divulgação prevista a partir de 30 de agosto.

Nesta fase, as instituições de educação superior poderão se manifestar quanto à área de enquadramento dos seus cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019; à quantidade de estudantes concluintes inscritos e participantes com resultados válidos no Enade 2019 para fins de avaliação; ao desempenho médio obtido por estudantes concluintes nas questões de Formação Geral e de Componente Específico da prova; e à quantidade de estudantes concluintes participantes, com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) considerada no cálculo do IDD.

Também foram divulgados, nesta primeira etapa, os insumos subsidiários ao cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referentes ao Questionário do Estudante, quando as instituições poderão se manifestar a respeito da quantidade de estudantes que respondeu ao questionário de 2019; e a média das respostas obtidas sobre infraestrutura, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Indicadores – Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Expressos em escala contínua e em cinco níveis, têm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, que determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados.

Acesse as notas técnicas dos indicadores

Saiba mais sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social do Inep 

 

Deixe um comentário

*

captcha *