INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – Resultados do IGC 2019 serão divulgados nesta sexta (23)

Inep apresentará os principais dados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019, em live, com transmissão pelo canal do Instituto no YouTube

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentará, nesta sexta-feira, 23 de abril, os principais resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019. A divulgação ocorrerá em live transmitida pelo canal do Inep no YouTube, a partir das 9h.

Como indicador de qualidade, o IGC integra o conjunto de procedimentos e instrumentos diversificados que avalia as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O índice tem relação direta com o ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mensura, entre outros aspectos, o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. 

Para ter o IGC calculado, a instituição deve possuir, no mínimo, uma graduação com Conceito Preliminar de Curso (CPC) atribuído no triênio de referência do Enade. De 2017 a 2019, o exame avaliou cursos de cem áreas do conhecimento. No cálculo do IGC 2019, além do CPC, também foram consideradas informações dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Impactos – Iniciativas e políticas do Governo Federal, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), utilizam o conceito do IGC como requisito, critério seletivo ou de distinção. O indicador também é parâmetro para a distribuição de orçamento à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e serve como referencial nos processos de supervisão e regulação da educação superior, além de orientar a autoavaliação das instituições de ensino. 

SERVIÇO

Divulgação dos resultados do IGC 2019

Data: 23 de abril de 2021, sexta-feira

Horário: 9h

Transmissão: Canal do Inep no YouTube 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesse o canal do Inep no YouTube

Saiba mais sobre o IGC

Saiba mais sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

Deixe um comentário

*

captcha *