Fortalecimento da pós-graduação é tema de Fórum de Reitores

Fonte: Revista Gestão Universitária

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sediou nesta segunda-feira, 23, a 6ª Reunião do Fórum de Reitores da Região Norte. O encontro discute ações e formas de apoio com o objetivo de fortalecer a pós-graduação na região.

Em sua fala de abertura, o presidente da CAPES, Abílio Baeta Neves, ressaltou que a ideia é definir um curso de ação que possa, em pouco tempo, trazer algum impacto sobre a região. “Queremos favorecer a região, o que significa favorecer o conjunto das instituições que atuam na região e, não somente, algumas. Para isso, a CAPES já se dispôs a apoiar aquilo que vocês considerarem prioritário e oportuno. A partir disso, nós tentamos encontrar meios e caminhos para viabilizar, tanto quanto possível, esses projetos”, disse.

O presidente apontou ainda a importância da produção coletiva dessas iniciativas. “Somente com forte cooperação conseguiremos definir uma base que nos ajude, em pouco tempo, a sair dessa situação de desvantagem que tem caracterizado a região”, completou.

Segundo o diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, Geraldo Nunes, as propostas apresentadas pelos reitores presentes mostram que a CAPES tem alternativas para continuar investindo no crescimento da pós-graduação brasileira e que necessita ter também parâmetros para futuramente avaliar o que foi alcançado. “Precisamos avaliar os resultados das ações de indução da CAPES nas Instituições de Ensino Superior da região Norte, bem como a criação de indicadores”, acrescentou.

(CCS/CAPES – Brasília)

‘CCS/CAPES’ – 23.10.2017

Deixe um comentário

*

captcha *