FINANCIAMENTO ESTUDANTIL – Esta sexta-feira, 22, é o último dia de pré-seleção do Fies do primeiro semestre

Fonte: MEC

 

Participantes selecionados da lista de espera devem informar dados apresentados na inscrição

Larissa Lima, do Portal MEC

O Ministério da Educação (MEC) encerra nesta sexta-feira, 22 de maio, a pré-seleção de candidatos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os selecionados da lista de espera devem complementar as informações apresentadas na inscrição. O prazo é direcionado aos participantes do processo seletivo do primeiro semestre. A data consta no novo edital do programa, publicado pelo Ministério da Educação na semana passada.

Os estudantes pré-selecionados têm até três dias úteis para complementar as informações. Os candidatos precisam informar dados bancários do fiador e do seguro para pagamento da dívida em caso de morte.

Após a complementação de informações no sistema do programa, os estudantes terão 30 dias úteis para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual fará o curso. A CPSA tem até 5 dias úteis para validar as informações recebidas do aluno e emitir o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), que serve para formalizar a contratação do financiamento.

Caso as instituições de ensino não possam receber a documentação fisicamente, a orientação do MEC é que seja disponibilizado um canal para envio dos documentos de forma digital, como um endereço de e-mail ou número de WhatsApp.

Assim que o DRI for emitido, o candidato tem 30 dias úteis para ir à agência da Caixa Econômica Federal escolhida na hora da inscrição para formalização do contrato de financiamento. 

Mudanças – As novas datas para os programas foram publicadas após o ministério ter prorrogado o período da lista de espera por tempo indeterminado. A medida teve o objetivo de minimizar os prejuízos da pandemia de coronavírus na vida dos estudantes, já que diversas instituições de ensino estão com suas atividades paralisadas em razão da determinação de estados e municípios.

O Fies é o programa do MEC de financiamento de cursos superiores, em instituições particulares, a estudantes que não possuem condições de arcar com os custos.

 

Deixe um comentário

*

captcha *