Processo foi interrompido no início de outubro, após problemas no portal do programa. No novo calendário, que começa nesta segunda (26), estudantes têm novamente dificuldades para se inscrever.
O Ministério da Educação (MEC) reabriu, nesta segunda-feira (26), as inscrições para 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Elas são válidas para o segundo semestre de 2020.
A princípio, o processo seletivo para essas vagas ocorreria de 6 de outubro a 13 de novembro, mas foi suspenso por causa de instabilidades no site do programa. As inscrições foram retomadas nesta segunda, mas, novamente, candidatos relatam problemas no portal do Fies.
O G1 entrou em contato com o MEC, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Cronograma
Segundo o MEC afirmou no início de outubro, os alunos que conseguiram se inscrever no primeiro período de inscrições, antes de o processo ser interrompido, não precisam efetuar novo cadastro.
No novo calendário para as vagas remanescentes, as datas variam conforme o perfil do aluno:
- 26 e 27 de outubro: apenas candidatos de áreas de conhecimento prioritárias (cursos de saúde, engenharias, licenciaturas e ciências da computação);
- de 28 de outubro a 3 de novembro: candidatos ainda não matriculados em instituições de ensino superior;
- de 28 de outubro a 27 de novembro: candidatos que desejam financiar as mensalidades no curso e turno em que já estão matriculados atualmente.
O que é o Fies
O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. Atualmente, tem duas categorias:
- a primeira oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;
- a segunda, chamada P-Fies, tem juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
As vagas remanescentes só são válidas para a primeira modalidade.
Fonte: G1 - Educação