FAAP lança, em Brasília, curso sobre atualidades e perspectivas da economia e da política brasileira – inscrições abertas

Fonte: FAAP – NOTÍCIAS

Com objetivo de analisar a história, a atualidade e as perspectivas da economia, da política e das Relações Internacionais do Brasil, a FAAP abre inscrições para o curso “Brasil: Atualidades e Perspectivas”, com início no dia 23 de março.

Com carga horária de 12h, o curso será destinado a funcionários públicos brasileiros e internacionais e diplomatas estrangeiros e ministrado, em inglês, pelo Embaixador Rubens Ricupero e pelo Professor da FAAP Marcus Vinícius de Freitas.

O programa contará com três módulos. O primeiro discutirá a construção da identidade brasileira, abordando temas como os principais desafios impostos pela Constituição Federal de 1988, o histórico da diplomacia do Brasil, a formação da política externa brasileira e a atuação global do País.

O segundo módulo terá como tema o sistema político brasileiro. Entre os assuntos discutidos estão seu histórico partidário, as implicações dos processos investigativos: atualidade da lava-jato, as necessidades e realidades da reforma política, os desafios da política brasileira no século XXI e o cenário eleitoral de 2018.

O último módulo abordará os desafios e perspectivas da economia brasileira, discutindo tópicos como os grandes ciclos econômicos do País, a inflação e seu impacto na mentalidade da população, o Plano Real e a construção da estabilidade, a Reforma Tributária e a Distribuição de Recursos.

O Embaixador Rubens Ricupero é diplomata de carreira, aposentando-se após ocupar a chefia das embaixadas do Brasil em Genebra, Washington e Roma. Exerceu os cargos de Ministro do Meio Ambiente e da Amazônia, bem como de Ministro da Fazenda do Brasil, cabendo-lhe, nessa última função, lançar a nova moeda brasileira, o Real, em 1994. Entre 1995 e 2004, por eleição da Assembleia Geral das Nações Unidas, dirigiu como Secretário-Geral a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em Genebra. Diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), de 2005 a julho de 2017. Desde agosto de 2017, atua como Decano para Assuntos Institucionais da FAAP. É autor de vários livros e ensaios sobre relações internacionais, desenvolvimento econômico, comércio mundial e história internacional.

O professor de Relações Internacionais da FAAP, Marcus Vinicius de Freitas, é formado em Direito pela Universidade de São Paulo. Possui mestrados em Direito (Cornell University), Economia e Relações Internacionais (SAIS, Johns Hopkins University). Senior Non-Resident Fellow da OCP Policy Center em Rabat, Marrocos, e Visiting Fellow of Practice, da Blavatnik School Government, da Universidade de Oxford (Reino Unido). Foi, ainda, bolsista da Organização dos Estados Americanos (OEA).

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO

Curso: “Brasil: Atualidades e Perspectivas”

Datas 23 de março, 06 e 20 de abril

Horário: das 14h às 18hLocal: SBS, qd 2, Lt 15, Bloco E. Ed. Prime, Auditório, 1° subsolo. Asa Sul

Mais informações: (61) 3223.3120

faapbrasilia@faap.br

Publicado em 12/03/2018

 http://www.faap.br/noticia/faap-lanca-em-brasilia-curso-sobre-atualidades-e-perspectivas-da-economia-e-da-politica-brasileira-inscricoes-abertas/495

 

 

 

Deixe um comentário

*

captcha *