ESTUDOS EDUCACIONAIS – Última live Pesquisa Inep debate educação superior

Especialistas abordam tendências da educação superior e desafios do ensino a distância. Transmissão será no canal do Inep no YouTube, às 10h de terça (24)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, na terça-feira, 24 de agosto, a quarta live Pesquisa Inep: Seminário de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, que abordará os cenários da educação superior. Esta será a última transmissão da série e ocorrerá a partir das 10h (horário de Brasília), no canal do Inep no YouTube.

O seminário abordará os artigos “A expansão recente do ensino superior: cinco tendências de 1991 a 2020” e “A educação superior pública na modalidade a distância no Brasil: desafios e possibilidades”, presentes nos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – Cenários do Direito à Educação (volume 3, número 4), publicados pelo Inep.

O primeiro estudo é de autoria do pesquisador do Inep Adriano Souza Senkevics e apresenta a evolução do ensino superior, no período de 1991 a 2020, diante de cinco tendências de expansão: a democratização do acesso à educação superior; a instituição de ações afirmativas — políticas compensatórias, baseadas nos princípios de igualdade de oportunidades e discriminação positiva.

Também são examinados o desequilíbrio público-privado na oferta de cursos e matrículas; a ampliação da educação a distância (EaD) e a chamada estratificação horizontal — disparidades qualitativas, internas ao próprio sistema, que condicionam para quais instituições, graus e modalidades de ensino ou carreiras distintos grupos sociais tendem a se direcionar.

Na mesma linha, o segundo artigo busca avaliar se a EaD é uma alternativa para a democratização do acesso à educação superior e para a redução do desequilíbrio entre as ofertas públicas e privadas de cursos desse nível de ensino. No estudo, os pesquisadores do Inep Alexandre Ramos de Azevedo e Luiz Carlos Zalaf Caseiro apresentam um panorama da oferta da modalidade a distância, com suas principais características organizacionais.

Os pesquisadores também analisam o perfil socioeconômico dos estudantes do ensino a distância, de modo a conhecer suas especificidades, em comparação com os estudantes da modalidade presencial. Por fim, examinam as experiências mais consolidadas de três estados brasileiros na oferta pública de cursos de graduação EaD: Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

Pesquisa Inep – O evento on-line “Pesquisa Inep: Seminário de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais” é mais uma série de lives promovida pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep, com o objetivo de discutir os estudos presentes nos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – Cenários do Direito à Educação (volume 3, número 4). Os encontros virtuais têm ocorrido semanalmente, ao longo do mês de agosto, sempre às terças-feiras, com transmissão às 10h (horário de Brasília), pelo canal do Inep no YouTube.

Em cada evento, dois trabalhos são apresentados e debatidos pelos autores. Durante toda a série foram debatidos os seguintes cenários: qualidade e desigualdade educacional, financiamento educacional, educação e trabalho. Nesta última apresentação, os especialistas abordarão o campo da educação superior.

Assista à live

Confira o estudo “A expansão recente do ensino superior: cinco tendências de 1991 a 2020”

Veja o estudo “A educação superior pública na modalidade a distância no Brasil: desafios e possibilidade”

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social do Inep

Deixe um comentário

*

captcha *