ENEM – Último dia para pagar taxa de inscrição; têm início os recursos de atendimento

Fonte: MEC -  Assessoria de Comunicação Social 

O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, no valor de R$ 85, termina nesta quinta-feira, 23 de maio. A participação do candidato no exame só é garantida após a quitação do boleto. Quem obteve direito à gratuidade já tem a participação confirmada desde o término das inscrições.

O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. Os participantes devem ficar atentos às regras e ao horário limite de pagamento em cada uma dessas instituições.

A confirmação da inscrição na página do participante não é imediata. Como os bancos levam até três dias úteis para oficializar o pagamento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) precisa desse prazo para atualizar os dados.

Para o caso de pagamentos agendados nesta quinta-feira, prazo limite, a confirmação da inscrição também não é imediata. É preciso considerar o prazo de compensação. Os participantes devem conferir e garantir que a conta bancária tenha saldo para quitação do boleto.

Recursos – Nesta quinta-feira, 23, o Inep começa a receber os recursos relacionados aos atendimentos específico e especializado. Os resultados das solicitações estão disponíveis para consulta na Página do Participante desde quarta-feira, 22.

Não são todos os tipos de atendimento que têm direito a recurso. A análise dos pedidos se restringe às modalidades de atendimento específico e especializado que exigiram apresentação de laudo médico durante a inscrição.

No caso dos pedidos reprovados, o motivo é informado na página do participante. Até 29 de maio, é possível entrar com recurso e inserir novo documento que comprove a necessidade do atendimento. O resultado do recurso será divulgado no dia 5 de junho.

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado, atendimento específico e atendimento por nome social aos participantes. Além dos três tipos de atendimentos, são mais de 13 recursos de acessibilidade.

Acesse a página do participante 

Saiba mais sobre o Enem 


Deixe um comentário

*

captcha *