ENEM – Sistema aberto para solicitar isenção e justificar ausência; veja o passo a passo

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social

Sistema aberto para solicitar isenção e justificar ausência; veja o passo a passo

Mais da metade dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem, historicamente, direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição. No ano passado, o número ficou próximo dos 3 milhões de solicitantes. O pedido deve ser feito, exclusivamente, na Página do Participante, pela internet, até 17 de abril. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do Enem, fará a análise do requerimento para o participante que:

  • esteja matriculado na última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
  • tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Justificativa de ausência – Quem estava inscrito no Enem 2019, ficou isento do pagamento da inscrição e faltou aos dois dias de provas só poderá pedir gratuidade em 2020 se justificar a ausência. O processo também é realizado na Página do Participante.

MATÉRIA COMPLETA

Deixe um comentário

*

captcha *