ENADE – Questionário do Estudante disponível para preenchimento

Inscritos no Enade 2021 devem responder ao questionário por meio do sistema. Prazo para solicitar atendimento especializado começou nesta segunda (30)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta segunda-feira, 30 de agosto, o período para os estudantes concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 preencherem o Questionário do Estudante, no Sistema Enade. O prazo para o envio das informações se encerra em 13 de novembro.

O preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatório e tem o objetivo de levantar informações que possibilitem a caracterização do perfil dos estudantes concluintes, bem como o contexto dos processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade. O objetivo é subsidiar o Inep nos processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior.

Além disso, considerando que os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia de covid-19, nesta edição do Questionário do Estudante, foram inseridas 11 questões que abordam especificamente algumas das possíveis repercussões da crise sanitária no processo formativo dos estudantes. Essas respostas ajudarão a contextualizar os resultados da prova do Enade frente ao cenário educacional, mas não serão utilizadas para fins de avaliação dos cursos e das instituições.

Para responder, basta acessar o Sistema Enade, abrir o Questionário do Estudante e clicar sobre as alternativas desejadas. O questionário será enviado ao Inep apenas quando, na última página, for acionado o botão “Finalizar”, indicando o preenchimento total do instrumento. A finalização do questionário será pré-requisito para a visualização do local de prova, disponível a partir do dia 1º de novembro.

O questionário deve ser preenchido exclusivamente pelo estudante, não sendo admitidas quaisquer manipulações, influências ou pressões de terceiros. As respostas às questões serão analisadas pelo Inep em conjunto, por curso de graduação, preservando o sigilo da identidade de todos os participantes.

O Enade 2021 será aplicado no dia 14 de novembro aos concluintes de cursos de graduação das áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do exame. O estudante concluinte com mais de uma inscrição no exame deve indicar, no Sistema Enade, o curso em que será avaliado seu desempenho. Esse procedimento deve ser realizado no período de 30 de agosto a 17 de setembro.

Atendimento – Já os estudantes que precisarão de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social podem realizar a solicitação, no sistema do exame, até a próxima sexta-feira, 3 de setembro. No momento do pedido, o estudante deve anexar ao sistema a documentação comprobatória da solicitação. 

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Confira o edital do Enade 2021

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social do Inep

Deixe um comentário

*

captcha *