Em evento, diretor do Inep apresenta gestão de segurança para proteção de dados do instituto

Fonte: INEP -  Assessoria de Comunicação Social 

A segurança da informação e a proteção de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi tema de debate nesta quarta-feira, 14 de agosto, durante a Conferência Gartner de Segurança e Gestão de Risco 2019. Em sua explanação, o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais, Camilo Mussi, mostrou como o centro de monitoramento e operações de segurança do Inep atua para garantir a proteção de dados e o bloqueio de ataques nas aplicações e nos exames do instituto. O evento, realizado em São Paulo, debateu as melhores práticas e soluções de segurança da informação em ambientes de comunicação e tecnologia da informação.

Camilo Mussi falou para um público de 800 profissionais da área de segurança de dados, líderes em gestão de riscos e segurança da informação. “Esta participação é importante porque demonstra a maturidade que o Inep conquistou na área de cibersegurança, tornando-se uma referência entre os órgãos públicos, o que garante a segurança dos nossos processos tecnológicos, em especial os relativos aos censos e aos exames que realizamos”, afirmou o diretor. Mussi é um dos 17 profissionais que compõem o Banco de Talentos de Líderes da Transformação Digital, composto por gestores da área de Tecnologia da Informação (TI). Esta é a primeira iniciativa do Governo Federal na identificação de líderes para a condução do processo de transformação digital.

Cibersegurança – A Conferência Gartner de Segurança e Gestão de Risco 2019 reuniu líderes em gestão de riscos e segurança da informação no debate acerca dos desafios das tecnologias emergentes sob vários aspectos: privacidade, segurança na nuvem e internet das coisas. Outros temas, como estratégias para lidar com a falta de profissionais qualificados para atender as necessidades crescentes em cibersegurança, também foram abordados na conferência.

Gestão – Servidor público do Banco Central, Camilo Mussi é presidente substituto do Inep e está à frente da Diretoria de Tecnologia da Informação e Disseminação de Informações Educacionais desde 2016, onde dirige uma equipe de 150 profissionais. Nesse período, o presidente foi responsável pela implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e pela reformulação do sistema de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e, recentemente, é um dos gestores que conduzem a implantação do Enem Digital, a qual tornará o maior exame do Brasil exclusivamente digital a partir de 2026.

Deixe um comentário

*

captcha *