Diretor do Inep responsável por Enem e Encceja é exonerado

Fonte: GAÚCHAZH

O diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Francisco Vieira Garonce, deixou o cargo que tem, entre as atribuições, a responsabilidade de organizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A exoneração foi publicada na edição desta quarta-feira (5) do Diário Oficial da União.

A exoneração é retroativa ao dia 22 de maio.  Garonce havia sido convidado para assumir o cargo em abril, pelo então presidente do Inep Elmer Coelho Vicenzi, que deixou o comando do órgão em maio.

Na terça-feira (4), o jornal Folha de S.Paulo informou que Garonce deixou cargo, mas a demissão não havia sido publicada no Diário Oficial, o que se confirmou nesta quarta. Segundo a reportagem, a exoneração seria motivada por uma falha de segurança no envio das questões para a gráfica que havia colocado em suspensão a realização das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

Na terça-feira, o novo presidente do Inep,  Alexandre Lopes, afirmou que houve tempo de produzir uma nova prova, com itens inéditos.

— O problema foi superado. Enviamos uma nova prova dentro dos padrões estabelecidos pelo Inep — disse. 

Alexandre Lopes já é o terceiro a assumir o Inep sob o governo Jair Bolsonaro. As trocas de comando têm trazido preocupação sobre a capacidade do instituto para a realização de todos os exames sob a responsabilidade do Inep. O presidente do instituto garantiu, na terça, que a aplicação do Enem não corre risco e que o cronograma tem sido seguido. As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Já o Encceja está previsto para 4 de agosto.

Deixe um comentário

*

captcha *