Dia Nacional dos Surdos – Inep prepara ação em Libras para participantes do Enem 2019

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou uma ação especial para os participantes surdos e deficientes auditivos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Nos próximos dias, será lançada uma série de mensagens em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no portal e nas redes sociais do instituto, a fim de auxiliar esse público a se preparar para o exame, que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro.

Os participantes receberão orientações gerais para os dias de prova, o que levar e o que não levar, quais documentos de identificação são aceitos, onde encontrar material de estudo em Libras, quais as principais datas do cronograma do Enem, onde e quando consultar o local de exame, e por que imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição. A ação é também uma forma de homenagear esses participantes em alusão ao Dia Nacional dos Surdos, celebrado em 26 de setembro.

Redação – O Inep também vai traduzir para Libras a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2019. O material estará disponível em breve, para todos os participantes, surdos ou não, e esclarece a metodologia e as competências avaliadas no texto. A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política, com proposta de intervenção para o problema proposto. A cartilha em Libras de 2019 poderá ser acessada no canal do Inep, no YouTube. Na página, já estão disponíveis os vídeos das edições passadas.

Videoprova – A videoprova atende às necessidades dos participantes com deficiência auditiva e surdez que utilizam Libras como primeira língua. Desde 2017, o Inep passou a oferecer este formato de exame e, em 2018, aprimorou a ferramenta, lançando a Plataforma Videoprova em Libras. Nela, os participantes encontram os enunciados das questões e opções de respostas, em vídeo, além dos gabaritos, o que permite aos participantes estudar os conteúdos por meio de materiais com o mesmo formato da aplicação.

Exame em novembro – As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro, e os participantes da videoprova que tiveram o atendimento especializado em Libras aprovado dispõem de tempo adicional para realizar a avaliação, de até 120 minutos por dia de prova.

Enem em Libras – O selo Enem em Libras identifica todo o conteúdo do Inep disponível na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa faz parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, direcionada à comunidade surda e deficiente auditiva que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua. O Enem em Libras garante editais, videoprovas, cartilhas e campanhas de comunicação em Libras, tornando o Enem mais acessível.

Acesse a página do Enem em Libras

Acompanhe os vídeos em Libras do Inep

Confira o canal do YouTube do Inep

Deixe um comentário

*

captcha *