Deputado defende suplementação para Fies no orçamento

Câmara Notícias – 21/05/2015 – 13h39

         O deputado Izalci (PSDB-DF) defendeu há pouco que os parlamentares façam uma suplementação no orçamento para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ele participou de audiência pública na Comissão de Educação, que acaba de ser encerrada.

         Para Izalci, o governo gerou falsa expectativa em alunos ingressantes no curso superior. “A presidenta colocou a educação como prioridade de sua gestão e criou uma expectativa, com o lema ‘Pátria educadora’”, disse. Para ele, o governo já sabia que teria problemas com o Fies, pois “o valor destinado ao programa no orçamento era só um pouco maior do que no ano passado”. Izalci também criticou o fato de as novas regras para acesso ao financiamento terem sido anunciadas apenas após a realização dos vestibulares no ano passado.

         O deputado Átila Lira (PSB-PI) destacou que o programa teve uma turbulência, mas é um sucesso. Porém, precisa de novos ajustes, impostos pela situação econômica. Ele defendeu que novas regras sejam anunciadas com antecedência, para não pegar faculdades e participantes de surpresa.

         Para o deputado Pedro Uczai (PT-AC), a oposição não tem crédito para criticar o atual governo, por conta da grande expansão no número de alunos no ensino superior a partir do governo Lula. Ele ressaltou que cerca de metade dos alunos matriculados em faculdades particulares tem financiamento público.

Deixe um comentário

*

captcha *