Crise financeira das universidades será tema de audiência nesta terça

AGÊNCIA CÂMARA NOTÍCIAS – 06/04/2015

A Comissão de Educação promove uma audiência pública nesta terça-feira (7) para discutir a situação financeira das universidades e a política de expansão para o setor no Brasil.

O debate foi proposto pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). “Este governo garantiu a expansão universitária no País e muito me orgulha entrar nas universidades públicas hoje e observar que na primeira fila tem sobrenomes ‘dos Santos’ e ‘da Silva’, pois [antes] não havia negros e estudantes oriundos das escolas públicas em números significativos nessas instituições”, comemora. No entanto, a parlamentar ressalta que “para fazer valer essa vitória, é preciso, sem dúvida, garantir que haja uma suplementação de recursos para as universidades brasileiras.”

O Orçamento de 2014 destinou R$ 2,6 bilhões ao custeio das universidades federais, e o deste ano prevê R$ 3 bilhões. Mas em janeiro e fevereiro deste ano, os repasses para o Ministério da Educação foram reduzidos para o equivalente a 1/18 avos do orçamento anual. Em março, as universidades conseguiram negociar com o governo e elevar o repasse para 1/12 avos, que corresponde ao valor cheio do mês.

Foram convidados para discutir o assunto:

– a secretária-substituta de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Adriana Rigon Weska;

– o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Targino de Araújo Filho;

– a presidente da União Nacional dos Estudantes (Une), Vic Barros;

– o coordenador-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil (Fasubra), Paulo Henrique Rodrigues dos Santos; e

– o presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação), Eduardo Rolim de Oliveira.

A audiência será realizada no plenário 10, a partir das 14h30.

Deixe um comentário

*

captcha *