CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – Inep realiza live sobre o módulo Aluno na quinta (25)

O objetivo é apresentar o módulo aos recenseadores e orientar no preenchimento dos dados. A transmissão será às 15h, no canal da autarquia no YouTube

Na próxima quinta-feira, 25 de março, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará mais uma live sobre o Censo da Educação Superior 2020. Desta vez, a equipe técnica da Diretoria de Estatísticas Educacionais apresentará o módulo Aluno aos recenseadores institucionais, além de tirar dúvidas e orientar sobre o preenchimento do formulário no novo sistema Censup. A transmissão será a partir das 15h (horário de Brasília), no canal da autarquia no YouTube.

Este ano, os módulos foram liberados de forma gradual, com o intuito de permitir aos recenseadores conhecer, a cada um, no novo Censup, bem como diminuir os riscos de inconsistências no envio de dados. Dessa forma, o Inep orienta adotar uma ordem de preenchimento, que tenha início pelos módulos IES e Curso, com continuidade no módulo Docente, Aluno e Fechamento. O preenchimento executado nessa ordem tende a diminuir os erros de verificação cruzada que o sistema pode apresentar ao usuário. Um exemplo disso é de que o Censup não permitirá o preenchimento do módulo Aluno ou Docentes sem que antes o módulo Curso tenha sido preenchido. 

Recenseadores – Os responsáveis por cadastrar as informações do Censo da Educação Superior 2020 no sistema são os recenseadores institucionais e seus auxiliares. Como o sistema Censup passou por reformulações, é necessário que todos se cadastrem novamente, mesmo que não haja mudança em relação ao censo de 2019. O prazo para cadastramento está aberto até o dia 31 de março. 

Censo da Educação Superior – O objetivo da pesquisa estatística é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências da educação superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais da etapa educacional. Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas. O período de coleta do Censo da Educação Superior 2020 começou em 1º de março e segue até 4 de junho de 2021.

Serviço:

Live de apresentação do módulo Aluno.

Quando: Quinta-feira, 25 de março, às 15h (horário de Brasília).

Onde: Canal do Inep no YouTube

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

Veja as orientações sobre o Censo da Educação Superior

Acesse o Sistema Censup

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

 

Deixe um comentário

*

captcha *