CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – Inep realiza live para recenseadores nesta quinta (11)

Em evento online, instituto apresentará os módulos Curso e Docente, além de dar orientações sobre o preenchimento dos formulários

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, às 15h desta quinta-feira, 11 de março, a terceira live do Censo da Educação Superior 2020. No evento online, o instituto apresentará os módulos Curso e Docente da pesquisa estatística aos recenseadores institucionais. Os dois formulários devem ser preenchidos no sistema Censup. A live será transmitida pelo canal do Inep no YouTube.

O período de coleta do Censo começou em 1º de março e segue até 4 de junho. Até o momento, estão disponíveis os módulos Cadastro do Recenseador Institucional e IES. Os formulários são liberados gradativamente, sempre com a apresentação de live próxima à data de liberação do módulo com o objetivo de familiarizar e orientar os recenseadores em relação ao novo sistema.

Recenseadores – O prazo para cadastramento dos recenseadores institucionais está aberto desde 26 de janeiro e vai até 31 de março. Como o sistema do Censo da Educação Superior 2020 passou por reformulações, é necessário que todos se cadastrem novamente, mesmo que não haja mudança em relação ao censo de 2019.

Material de apoio – No portal do Inep, os recenseadores e auxiliares institucionais podem encontrar diversos materiais de apoio para o preenchimento dos formulários do Censo. O instituto disponibiliza manuais, questionários, modelos dos arquivos de migração e tabelas auxiliares, além das perguntas frequentes, informativos e apresentações.

Treinamento EAD – Na plataforma Capacita Servidores, os recenseadores encontram todos os módulos do Censo. A plataforma é uma ferramenta para capacitação de todos os envolvidos no preenchimento dentro da instituição de educação superior.

Censo da Educação Superior – O objetivo da pesquisa estatística é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências da educação superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais da etapa educacional. Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Veja a live sobre os módulos Curso e Docente

Acesse o Sistema Censup

Veja as orientações sobre o Censo da Educação Superior

Acesse os manuais de preenchimento

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

Fonte: Inep – Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

 

 

 

 

 

 

 

A live será transmitida pelo canal do Inep no YouTube.

 

Deixe um comentário

*

captcha *