AVALIAÇÃO IN LOCO – Novos coordenadores da CTAA participam de capacitação

Presidente do Inep, Danilo Dupas, participou da abertura do curso e garantiu interação direta com a CTAA. Treinamento acontece em 9 e 10/9, pelo Teams

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta quinta-feira, 9 de setembro, a capacitação on-line dos novos coordenadores dos subcolegiados da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA). O treinamento tem carga horária de nove horas, que serão distribuídas em dois dias de curso, transmitidos pelo aplicativo Microsoft Teams.

O presidente do Inep e da CTAA, Danilo Dupas, participou da abertura do curso e destacou a importância de uma melhor comunicação entre os coordenadores e os membros da comissão de avaliadores para uma análise de processo rigorosa, coerente e justa. Dupas também garantiu maior proximidade com os membros da comissão técnica. “Agora, o presidente do Inep vai ter uma interação direta com a CTAA, para buscarmos mais transparência e governança. A sociedade precisa disto: da máquina pública funcionando com agilidade”, pontuou.

O primeiro dia da capacitação teve cinco horas de duração, no qual os participantes foram orientados sobre o fluxo da avaliação, a análise de processos e a elaboração de pareceres. Nessa etapa, novos coordenadores tiveram conhecimento de todo o fluxo de trabalho da comissão avaliadora de curso de graduação e instituições de educação superior, de modo a compreenderem o instrumento avaliativo e, assim, conduzirem, da melhor forma, as reuniões deliberativas.

As outras quatro horas de curso ocorrerão nesta sexta-feira, 10 de setembro, e tratarão da legislação e do regimento interno da CTAA, do fluxo de processos na comissão e do Sistema CTAA.

Nomeação – O ministro da Educação, Milton Ribeiro, nomeou 12 membros para atuarem como coordenadores dos subcolegiados da CTAA. A designação foi regulamentada por meio da Portaria n.º 704/2021, publicada no Diário Oficial da União do dia 3 de setembro.

Reestruturação – A CTAA foi reestruturada no dia 2 de agosto, pelas portarias n.ºs 488 e 489. Por meio dos normativos, o regimento interno da comissão foi alterado e o número de membros dos subcolegiados, ampliado, envolvendo mais professores de instituições de educação superior públicas e privadas na CTAA.

Outra alteração importante diz respeito à presidência da comissão, que era ocupada pelo titular da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep e passou a ser exercida pelo presidente do Instituto, Danilo Dupas. As mudanças tiveram como objetivo a melhoria da avaliação da oferta da educação superior brasileira, de modo a tornar a análise de recursos mais ágil, efetiva e transparente.

Veja a Portaria nº 704

Acesse a Portaria nº 488

Acesse a Portaria nº 489

Saiba mais sobre a CTAA 

Saiba mais sobre a Avaliação in loco

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social do Inep

Deixe um comentário

*

captcha *