AVALIAÇÃO IN LOCO – Inep conclui capacitação dos relatores da CTAA

Segunda parte do curso abordou a legislação e o regimento interno da comissão de acompanhamento, bem como apresentou as funcionalidades do Sistema CTAA

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nesta segunda-feira, 20 de setembro, a segunda parte da capacitação dos membros relatores dos subcolegiados da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA). O treinamento foi virtual e capacitou os relatores da comissão.

A transmissão do curso ocorreu por meio do aplicativo Microsoft Teams. Essa etapa da capacitação teve duração de quatro horas e abordou a legislação e o regimento interno da comissão, bem como apresentou as funcionalidades do Sistema CTAA.

Capacitação – As capacitações da CTAA têm duração de oito horas, distribuídas em dois dias de curso. A primeira parte é realizada em quatro horas e discute o fluxo da avaliação, a metodologia do instrumento avaliativo, a nova modalidade de avaliação virtual, a análise de processos e a elaboração de pareceres.

Reestruturação – Em agosto de 2021, a CTAA foi reestruturada e o regimento interno da comissão, atualizado. Na mudança, o número de membros dos subcolegiados foi ampliado, envolvendo mais professores de instituições de educação superior públicas e privadas na comissão.

A presidência da CTAA também passou por mudanças. Antes da reestruturação, a comissão era comandada pelo titular da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep, função que passou a ser exercida pelo presidente do Instituto, Danilo Dupas. As mudanças foram regulamentadas pelas portarias n.ºs 488 e 489 e tiveram como objetivo a melhoria da avaliação da oferta da educação superior brasileira, de modo a tornar a análise de recursos mais ágil, efetiva e transparente.

Saiba mais sobre a Avaliação in loco

Fonte: INEP – Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

Deixe um comentário

*

captcha *