Artigos

A Anaceu está sempre procurando os melhores artigos para você.

Deseja publicar um artigo, entre em contato anaceu@anaceu.org.br .

 

1 - A Conaes e a avaliação da educação superior 1 - A Conaes e a avaliação da educação superior
Data  : 17 de outubro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
Desde a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, pela Lei nº 8.681, de 2004, jamais a lei foi aplicada integralmente. Pior, descumprida com a edição do Decreto nº 5.773, de 2006, e, mais ainda, pela Portaria Normativa nº 40/2007-2010, que instituiu indicadores de qualidade da educação superior, ignorando o Conceito Institucional (CI) e o Conceito de Curso CC), mediante avaliação in loco. Deu-se valor ao Enade em detrimento da avaliação presencial, sem a manifestação prévia e formal da Comissão de Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
Downloads: 70     |    Tamanho: 146.2 KiB
1 - A Consolidação do Ensino Superior Privado 1 - A Consolidação do Ensino Superior Privado
Data  : 15 de agosto de 2016
Autor: Cesar Silva
O anúncio da oferta da Kroton pela Estácio, que pode resultar na união dos maiores grupos privados de educação do país, sinaliza que, mesmo com a persistente recessão, o segmento mantém-se atrativo e de grande magnitude para a economia nacional......
Downloads: 89     |    Tamanho: 64.2 KiB
1 - Educação básica: ministro assume prioridades 1 - Educação básica: ministro assume prioridades
Data  : 8 de maio de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
O art. 1º da Lei nº 9.394, de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a LDB, dispõe que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.
Downloads: 35     |    Tamanho: 138.5 KiB
1 - Enade: necessidade de ajustes e correções imprescindíveis 1 - Enade: necessidade de ajustes e correções imprescindíveis
Data  : 13 de março de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
No último dia 9, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, com ampla repercussão junto a mídia, o que o Ministério da Educação, desde 2007, identifica como os “Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015”, com base nos resultados do Exame Nacional dos Estudantes-2015. Esses “indicadores de qualidade” – Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC) – foram criados, arbitrariamente mediante portaria ministerial – Portaria Normativa nº 40/2007, republicada em 2010.
Downloads: 42     |    Tamanho: 166.6 KiB
1 - Natal: tempos de paz e esperanças 1 - Natal: tempos de paz e esperanças
Data  : 19 de dezembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
O ano letivo chegou ao fim. Estudantes e professores completam mais uma jornada de trabalho e aprendizagem. As dificuldades e facilidades nessa caminhada para o conhecimento, o desenvolvimento pessoal e a qualificação para o trabalho, em nível superior, obedeceram ao ritmo de cada um, alunos e docentes. Mas todos empenhados no êxito desse processo complexo e desafiante que é a educação. Alguns podem ter ficado pelo caminho, com dificuldades maiores, às vezes, independente da vontade pessoal, mas novas oportunidades vão surgir. A vida é dinâmica e quem deseja conhecer e saber para servir e “ser alguém na vida!” não desiste aos obstáculos que surgem nesse processo ensino-aprendizagem. Muito menos os que integram e enriquecem a comunidade Belas Artes.
Downloads: 53     |    Tamanho: 140.2 KiB
1 O papel dos Centros Universitários na Educação Superior 1 O papel dos Centros Universitários na Educação Superior
Data  : 26 de junho de 2017
Autor: Prof. Arthur Speradéo
Ao atender às determinações da Constituição, instituições contribuem com expansão da oferta e a melhoria do país
Downloads: 17     |    Tamanho: 483.3 KiB
2 - A formação do professor para a educação superior 2 - A formação do professor para a educação superior
Data  : 22 de agosto de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a LDB, dedica o Título VI aos “Profissionais da Educação”, dando, pela primeira vez na legislação educacional brasileira, relevância à atividade docente.
Downloads: 88     |    Tamanho: 123.9 KiB
2 - A grandeza da arte e sua missão 2 - A grandeza da arte e sua missão
Data  : 24 de outubro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
Escrever uma história de 91 anos é um grande desafio, especialmente quando falamos de uma instituição de ensino no Brasil. Mas para a Belas Artes – essa aniversariante que se mantém jovem e inquieta desde 1925 – é também uma enorme alegria relembrar esses 91 anos por meio das inúmeras histórias de todas as pessoas que mantiverem e mantêm seus corredores e salas cheios de vida: mais de 40 mil formados, 5 mil alunos, professores, funcionários, parceiros e visitantes.
Downloads: 64     |    Tamanho: 137.6 KiB
2 - A saga dos centros universitários 2 - A saga dos centros universitários
Data  : 15 de maio de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Dispõe o art. 45 da Lei nº 9.394, de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a LDB, que “a educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização”. Esse dispositivo não exige a edição de uma lei para definir que tipo de instituições, além das universidades, terão “variados graus de abrangência ou especialização”, como, por exemplo, as faculdades. Cabe, portanto, ao executivo fazê-lo, mediante decreto. (gn)
Downloads: 47     |    Tamanho: 162.9 KiB
2 - Cidade de São Paulo: 463 anos de progresso 2 - Cidade de São Paulo: 463 anos de progresso
Data  : 30 de janeiro de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Um padre português – Manoel da Nóbrega (1517-1570) –, um padre espanhol – José de Anchieta (1534-1597) –, ambos jesuítas, um aventureiro português – João Ramalho (1493-1580) – e um índio da tribo Tupi – cacique Tibiriçá (?-1562) – são os responsáveis pela fundação da cidade de São Paulo, segundo vários historiadores. A data oficial – 25 de janeiro de 1554 – registra a inauguração do colégio da Companhia de Jesus no planalto de Piratininga, entre os rios Tamanduateí, Tietê e Anhangabaú, região dominada por diversas tribos indígenas, entre as quais os tupis, liderada por Tibiriçá, mais tarde batizado como Martim Afonso.
Downloads: 38     |    Tamanho: 141.0 KiB
2 - EAD: parcerias são bem-vindas 2 - EAD: parcerias são bem-vindas
Data  : 3 de julho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A educação a distância (EAD) foi introduzida, em nossa legislação educacional, pelo art. 80 da Lei nº 9.394, de 1996 (LDB).

O Decreto nº 5.622, de 2005, regulamentou o referido dispositivo da LDB, burocratizando e dificultando ao máximo o credenciamento para a oferta da EAD, de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), exceto para as universidades e institutos federais, mantidos pela União, ou seja, pelos tributos pagos pelo contribuinte.

Downloads: 18     |    Tamanho: 140.2 KiB
2 - Notório saber no ensino médio: um atalho para a formação docente 2 - Notório saber no ensino médio: um atalho para a formação docente
Data  : 20 de março de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A LDB – Lei nº 9.394, de 1996 –, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dedica apenas um artigo e parágrafo único para a formação de professores para esse nível de ensino, nos seguintes termos:
Art. 66. A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado.

Downloads: 50     |    Tamanho: 162.8 KiB
3 - A Falácia do Enade 3 - A Falácia do Enade
Data  : 31 de outubro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, instituído pela Lei nº 10.861, de 2004, é integrado pela “avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes”. É, portanto, um sistema integrado, com três momentos avaliativos: a) avaliação institucional, b) avaliação de cursos e c) avaliação dos estudantes (Enade).
Downloads: 67     |    Tamanho: 130.8 KiB
3 - ACADEMIA DOS NOTÁVEIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO 3 - ACADEMIA DOS NOTÁVEIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO
Data  : 27 de março de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Academia dos Notáveis do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, criada por ato do Conselho Universitário, nasceu por iniciativa do Prof. Turguenev Roberto de Oliveira, Pró-Reitor Institucional, tendo como incentivador, o Prof. Celso Lomonte Minozzi, em 1º de agosto de 2011, com o nome de “Academia dos Notáveis do Curso de Arquitetura e Urbanismo Belas Artes de São Paulo”, com o objetivo de representar a ”alma” do curso de Arquitetura e Urbanismo, sua história e sua tradição.
Downloads: 38     |    Tamanho: 150.3 KiB
3 - Burocracia estatal: entrave ao desenvolvimento 3 - Burocracia estatal: entrave ao desenvolvimento
Data  : 10 de julho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A burocracia estatal, desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, é um entrave à nossa civilização, ao nosso desenvolvimento socioeconômico.

Esse grave problema teve início nos tempos em que o Brasil foi colônia de Portugal. Tudo dependia sempre da autorização da Coroa portuguesa para qualquer ação em nosso país. E as viagens marítimas entre Portugal e Brasil duravam meses, sujeitas às intempéries, aos humores do oceano, muitas vezes bravio. Assim, uma autorização para qualquer ação no Brasil levava meses para chegar a Portugal, meses para análise da Coroa e meses para a mensagem chegar ao nosso país, favorável ou contrária ao pedido. Às vezes um ano ou mais.

Downloads: 8     |    Tamanho: 428.1 KiB
3 - Conceitos Enade, CPC e IGC: equívocos de avaliação 3 - Conceitos Enade, CPC e IGC: equívocos de avaliação
Data  : 6 de fevereiro de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
No último dia 27, o Inep editou a Portaria nº 69/2017, que estabelece aspectos gerais de cálculo e procedimentos de divulgação do Conceito Enade, do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), referentes ao Enade realizado em novembro de 2015. O CPC e o IGC foram criados pela Portaria Normativa nº 40/2007, republicada em dezembro de 2010.
Downloads: 44     |    Tamanho: 159.9 KiB
3 - Ensino médio: o desafio do ensino da língua inglesa 3 - Ensino médio: o desafio do ensino da língua inglesa
Data  : 29 de agosto de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
Tramita na Câmara dos Deputados Projeto de Lei nº 6.840, de 2013, que propõe alterações na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a LDB, para instituir a jornada em tempo integral e dispor sobre as diretrizes curriculares nacionais do ensino médio.
Downloads: 81     |    Tamanho: 61.4 KiB
3 - Licenciatura: carga horária x qualidade 3 - Licenciatura: carga horária x qualidade
Data  : 22 de maio de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A licenciatura em Letras, com a oferta de duas habilitações no mesmo curso, como, por exemplo, Português-Inglês, Português-Espanhol – era ofertada, antes da vigência da Lei nº 9.394, de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), com a carga horária mínima de 2.400h horas, podendo a sua integralização ocorrer em três anos.
Downloads: 37     |    Tamanho: 123.0 KiB
4 - A avaliação da educação Superior: antes e depois do Sinaes 4 - A avaliação da educação Superior: antes e depois do Sinaes
Data  : 7 de novembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 9.131, de 1995, fechou o antigo Conselho Federal de Educação (CFE) e o substituiu pelo atual Conselho Nacional de Educação (CNE). Como se pode observar, uma mudança “fundamental” para a educação brasileira…
Downloads: 65     |    Tamanho: 149.2 KiB
4 - Avaliação e regulação no ensino superior: desafios para o novo governo 4 - Avaliação e regulação no ensino superior: desafios para o novo governo
Data  : 5 de setembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
Com a cassação do mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, chega ao fim a interinidade do presidente Michel Temer. Efetivado na condução da Presidência da República, Temer e seus ministros podem – e devem – planejar as estratégias, metas e ações governamentais para o biênio 2017/18, além de iniciar, de imediato, ações necessárias a colocarem “nos trilhos” o governo federal.
Downloads: 87     |    Tamanho: 20.1 KiB
4 - Ensino Médio: expectativa de prioridade absoluta 4 - Ensino Médio: expectativa de prioridade absoluta
Data  : 13 de fevereiro de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
O presidente Michel Temer enviou ao Congresso Nacional, em 15 de setembro de 2016, a Medida Provisória nº 746. Tratava-se de uma proposta de alteração da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a LDB, dispondo sobre a organização dos currículos do ensino médio, com ampliação progressiva da jornada escolar, ao tempo em que propunha a criação da Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
Downloads: 36     |    Tamanho: 154.5 KiB
4 - O PNE e a educação superior 4 - O PNE e a educação superior
Data  : 17 de julho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024), que já completou três anos, e carrega vinte metas e dezenas pesadas diretrizes, grande parte impraticáveis.

Na área da educação superior, duas metas são relevantes para expansão e qualidade desse nível educacional: a Meta 12, com 21 estratégias, e a Meta 13, com 9 estratégias.

Downloads: 7     |    Tamanho: 605.9 KiB
4 - Os próximos movimentos no setor de Educação 4 - Os próximos movimentos no setor de Educação
Data  : 29 de março de 2017
Autor: César Silva
Como qualquer segmento de atividade no país, a Educação Superior sofre os reflexos da crise. Simultaneamente, o elevado endividamento das famílias, o mais alto desemprego registrado desde o início da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, em 2012, (12,6% ou 12,9 milhões de pessoas, entre novembro e janeiro) e o corte de gastos públicos inibem os planos dos que pretendem se graduar. É neste cenário que movimentos regulatórios e a mudança das posições dos atores do setor estabelecem uma nova ordem, que altera desde a operação das instituições até seu modelo de representação.
Downloads: 59     |    Tamanho: 69.5 KiB
4 Cursos sequenciais: o “patinho feio” da educação superior 4 Cursos sequenciais: o “patinho feio” da educação superior
Data  : 29 de maio de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), cria, no inciso I do art. 44, um novo tipo de curso superior: “cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino”.
Downloads: 40     |    Tamanho: 144.2 KiB
5 - A Conaes e suas atribuições legais: um desafio instigante 5 - A Conaes e suas atribuições legais: um desafio instigante
Data  : 3 de abril de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A avaliação na educação superior brasileira, desde o início, esteve ligada aos processos de regulação – autorização e reconhecimento de cursos –, na graduação e na pós-graduação stricto sensu, em níveis de mestrado e doutorado.
Downloads: 51     |    Tamanho: 153.3 KiB
5 - EAD: desburocratização com responsabilidade 5 - EAD: desburocratização com responsabilidade
Data  : 5 de junho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Pela primeira vez na história da educação superior brasileira, a educação a distância (EAD) foi introduzida pela Lei nº 9.394, de 1996, que estabelece as normas e diretrizes e bases da educação nacional, a LDB. Essa possibilidade está no art. 80, dispondo que “o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada”.
Downloads: 31     |    Tamanho: 147.1 KiB
5 - Enade: conflitos explícitos 5 - Enade: conflitos explícitos
Data  : 20 de fevereiro de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Em 2013, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região concedeu a uma estudante gaúcha o direito de ser graduada e receber o correspondente diploma, mesmo sem ter realizado Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade.
Segundo essa decisão, a ausência ao Enade não pode atrapalhar a colação de grau, uma vez que o exame não compõe a formação do aluno no curso superior. A desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, relatora da decisão, acrescentou que o exame não pode ser usado como sanção: “Inexiste na Lei nº 10.861/2004 disposição no sentido de condicionar a colação de grau e expedição de diploma à realização do Enade”.

Downloads: 44     |    Tamanho: 159.9 KiB
5 - Sinaes & Ciclos Avaliativos: conflitos entre leis e regulamentos 5 - Sinaes & Ciclos Avaliativos: conflitos entre leis e regulamentos
Data  : 12 de setembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, tem por objetivo assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.
Downloads: 85     |    Tamanho: 26.9 KiB
5 - Sinaes: órgãos do MEC e suas atribuições 5 - Sinaes: órgãos do MEC e suas atribuições
Data  : 14 de novembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
No último dia 8, a Abmes realizou o seminário “O cenário da avaliação da educação superior no Brasil e a atuação do Inep/MEC”, com a participação da presidente do Inep, Dra. Maria Inês Fini, da diretora de Avaliação (DAES), Profª Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, outros membros da diretoria do Inep, e da debatedora Dra. Iara de Xavier. Convidado para ser um dos debatedores, não pude comparecer. Assisti ao evento, todavia, pela TV Abmes e pude acompanhar todas as apresentações.
Downloads: 67     |    Tamanho: 157.9 KiB
6 - Belas Artes em Sorocaba: uma iniciativa pioneira 6 - Belas Artes em Sorocaba: uma iniciativa pioneira
Data  : 10 de abril de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Estive em Sorocaba, no último dia 30, para um encontro com o prefeito José Crespo. Participaram do encontro Mauricio Augusto Coimbra Campanati, secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Roberto Freitas, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Renda, Vidal Dias da Mota Junior, assessor especial, Gustavo Portela Barata, corregedor geral do município, Sidney Ferreira Leite, pró-reitor Acadêmico da Belas Artes e Carmine Avena Junior, diretor Executivo da Belas Artes.
Downloads: 41     |    Tamanho: 690.4 KiB
6 - Centros universitários: alteração das normas 6 - Centros universitários: alteração das normas
Data  : 12 de junho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Em 8 de dezembro de 2010, a Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou o Parecer CNE/CES nº 248, de autoria do então Conselheiro Milton Linhares, dando nova redação a dispositivos da Resolução CNE/CES nº 1/2010, que estabelece normas e procedimentos para credenciamento e recredenciamento de centros universitários. Objetivo: revisar a referida Resolução, especificamente, quanto à “antinomia surgida da leitura combinada de seu inciso IX, art. 3º”, de referida resolução, com o inciso VIII, do art. 3º, da Resolução CNE/CES nº 3/2010, que trata das normas para o credenciamento e recredenciamento de universidades,

Downloads: 35     |    Tamanho: 158.4 KiB
6 - Conaes: avaliação do Sinaes 6 - Conaes: avaliação do Sinaes
Data  : 21 de novembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
Em setembro de 2008, a Conaes realizou o primeiro e único seminário internacional tendo por objetivo avaliar o Sinaes, com a participação de especialistas em avaliação da educação superior. Os textos e as apresentações estão disponíveis em http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/publicacoes-sp-807190167?id=15305.
Downloads: 57     |    Tamanho: 160.5 KiB
6 - Pedaladas na Educação Superior 6 - Pedaladas na Educação Superior
Data  : 20 de fevereiro de 2017
Autor: Cesar Silva
Ao longo de 2016, foram colhidos resultados de um modelo educacional arcaico, equivocado e sem foco no real aprimoramento das metodologias de aprendizagem. Foram momentos de muita turbulência administrativa e insegurança financeira nacional. Como consequência, o setor de educação superior passou por mais do que uma crise financeira, pois grande parte das Instituições de Ensino Superior sofreram com a “inadimplência” do próprio Governo Federal. As centenas de IESs que aderiram a programas associados a políticas públicas de acesso a educação, como o Bolsa Formação, o Pronatec e o FIES, ficaram meses sem receber os devidos repasses referentes às mensalidades dos alunos bolsistas.
Downloads: 77     |    Tamanho: 68.4 KiB
6 - Sinaes & Conaes : Leis são ignoradas 6 - Sinaes & Conaes : Leis são ignoradas
Data  : 19 de setembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Constituição, em seu art. 209, dispõe que “o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I – cumprimento das normas gerais da educação nacional; II – autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público”.
Downloads: 75     |    Tamanho: 33.4 KiB
7 - Antes de decidir, pense na Lei/ Belas Artes, Ano 91: verdadeira arte de construir uma tradição 7 - Antes de decidir, pense na Lei/ Belas Artes, Ano 91: verdadeira arte de construir uma tradição
Data  : 26 de setembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
No último dia 13, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) promoveu, em sua sede, em Brasília, o seminário Processos regulatórios na Seres/Mec – Situação atual e perspectivas................

Em 1925, São Paulo era o centro das artes, com Alfredo Volpi, Anitta Malfati, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Tarsila do Amaral, entre outros artistas mundialmente reconhecidos.
Downloads: 70     |    Tamanho: 170.1 KiB
7 - Belas Artes recebe o Prêmio Darcy Ribeiro 2016 7 - Belas Artes recebe o Prêmio Darcy Ribeiro 2016
Data  : 28 de novembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
A nobre missão de educar já não é mais a mesma de quando foi fundada a Academia de Belas Artes de São Paulo, em 1925. O objetivo, sim, permanece aquele de formar cidadãos e profissionais que entendam seu propósito no mundo e, com isso, consigam a realização pessoal. Mas o caminho para atingir este objetivo… ah, este mudou! Hoje, 91 anos depois da fundação e com o nome de Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, vivemos um mundo que era apenas “ficção científica” há 9 décadas. O avanço tecnológico ocasionou mudanças comportamentais, estabeleceu diferenças profundas entre gerações, criou inúmeras possibilidades e desenhou um cenário dinâmico que exige da nossa instituição um ritmo acelerado de pequenas revoluções que fazemos dentro das nossas salas de aulas, laboratórios, oficinas, bibliotecas e espaços de convivência. Essa nossa realidade não depende de uma conexão com o além-muro – ela depende da desconstrução do muro para construção de pontes que nos conectam com o bairro, a cidade, o estado, o país e o mundo. E, dentro desse contexto, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2016 chega como a comprovação de estarmos no caminho certo.
Downloads: 68     |    Tamanho: 253.7 KiB
7 - MEC: a crise política não imobiliza suas atividades 7 - MEC: a crise política não imobiliza suas atividades
Data  : 19 de junho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A crise política que atinge o Poder Executivo, ao lado do Congresso Nacional, não tem influenciado as atividades do Ministério da Educação, sob o comando do ministro Mendonça Filho.
Downloads: 19     |    Tamanho: 140.3 KiB
7 - Páscoa: liberdade e passagem 7 - Páscoa: liberdade e passagem
Data  : 17 de abril de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Na fria e imparcial definição dos dicionários, a Páscoa é uma festa solene dos judeus, para comemorar seu êxodo do Egito (da escravidão para a liberdade) e também festa solene da Igreja Católica, para celebrar a ressurreição de Cristo (a liberdade). A origem da palavra vem do hebraico pesah, que significa, em português, passagem ou passo. Essa é uma classificação do Grande Dicionário Sacconi da línguas portuguesa (Nova Geração, 2010). Essa definição não diverge da maioria dos dicionários, em particular, do Aurélio.
Downloads: 45     |    Tamanho: 156.2 KiB
7 - PNE, BNCC & ensino médio: uma reforma possível 7 - PNE, BNCC & ensino médio: uma reforma possível
Data  : 27 de fevereiro de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
O presidente Michel Temer, mediante proposta do ministro da Educação, Mendonça Filho, editou a Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, e o Congresso Nacional aprovou a sua conversão em Lei. É a Lei nº 13.415, sancionada em 16 de fevereiro de 2017 pelo presidente Temer. Essa lei altera diversos dispositivos da Lei nº 9.394, de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a LDB. Trata-se, na realidade, de reestruturação do ensino médio, com o propósito de levar os estados, o Distrito Federal e os municípios a ampliarem a jornada diária para tempo integral, com a definição de algumas disciplinas e caminhos de formação.
Downloads: 31     |    Tamanho: 167.8 KiB
8 - A Conaes, a PN 40/2007-2010, o CPC, o IGC e a Lei do Sinaes 8 - A Conaes, a PN 40/2007-2010, o CPC, o IGC e a Lei do Sinaes
Data  : 3 de outubro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
O art. 6o da Lei nº 10.861, de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, cria a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), como órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes, com a atribuição, entre outras, de: “I – propor e avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes”.
Downloads: 91     |    Tamanho: 118.7 KiB
8 - César Lattes: notável cientista e ser humano generoso 8 - César Lattes: notável cientista e ser humano generoso
Data  : 24 de abril de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
César Lattes (1924-2005) foi um dos mais brilhantes cientistas brasileiros, reconhecido mundialmente. Paranaense de nascimento (Curitiba), após diversas atividades científicas em laboratórios e universidades americanas, europeias e brasileiras, adotou São Paulo/Campinas como seu espaço para o desenvolvimento de sua família, de seus estudos e de suas atividades profissionais. Antes, atuou na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faleceu em Campinas, aos 81 anos.
Downloads: 40     |    Tamanho: 162.3 KiB
8 - PNE: três anos perdidos 8 - PNE: três anos perdidos
Data  : 26 de junho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Em 26 de junho de 2014, o Diário Oficial da União publicou a Lei nº 13.005, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência por dez anos, a contar da publicação da referida Lei, ou seja, de 26/6/2014 a 25/6/2024, para atender a dispositivo Constitucional, o art. 214.
Downloads: 14     |    Tamanho: 121.8 KiB
8 - Princípios da legalidade & ilegalidades 8 - Princípios da legalidade & ilegalidades
Data  : 5 de dezembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
Ao longo dos últimos anos, temos repetido insistentemente o que dispõe a Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Essa Lei “estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração”.
Downloads: 57     |    Tamanho: 161.9 KiB
8 - Reforma da Previdência: miscelânea obscura 8 - Reforma da Previdência: miscelânea obscura
Data  : 6 de março de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
O Executivo enviou Mensagem ao Congresso Nacional com proposta de emenda à Constituição, que altera os artigos 37, 40, 109, 149, 167, 195, 201 e 203, para dispor sobre a seguridade social, estabelece regras de transição e dá outras providências. É a Reforma da Previdência, anunciada pelo presidente Michel Temer.
Downloads: 25     |    Tamanho: 148.0 KiB
9 - EAD: avaliação específica 9 - EAD: avaliação específica
Data  : 12 de dezembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 9.394, de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), introduziu no sistema educacional, pela primeira vez, a modalidade de educação a distância (EAD), “em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada” (art. 80).
Downloads: 45     |    Tamanho: 157.3 KiB
9 - Educação a Distância: o que mudou para as instituições com a publicação dos dois atos normativos 9 - Educação a Distância: o que mudou para as instituições com a publicação dos dois atos normativos
Data  : 26 de junho de 2017
Autor: ANACEU
Desde maio estamos presenciando no cenário da educação superior mudanças importantes na modalidade EaD. Essas mudanças se traduzem no papel da institucionalidade projeto pedagógico, de acordo com a missão de cada Instituição de Educação Superior - IES, visam a melhoria da qualidade da oferta, flexibilizam as regras regulatórias e avaliativas, estimulam o cumprimento do Plano Nacional de Educação vigente para a democratização do ensino e do acesso.
Downloads: 19     |    Tamanho: 174.3 KiB
9 - Lei do Sinaes: a necessidade da aplicação na íntegra e da revisão geral do Enade 9 - Lei do Sinaes: a necessidade da aplicação na íntegra e da revisão geral do Enade
Data  : 1 de maio de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 10.861, de 2004, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, visando, especialmente, a melhoria da qualidade da educação superior, a promoção dos valores democráticos, o respeito às diferenças e à diversidade e afirmação da autonomia e da identidade institucional.
Downloads: 31     |    Tamanho: 150.1 KiB
9 - O Ensino Superior e a crise 9 - O Ensino Superior e a crise
Data  : 10 de março de 2017
Autor: Prof. César Silva
A chegada da crise econômica à Educação Superior está mais do que evidente nos principais indicadores do setor. Desde 2015, registra-se redução no número de novas matrículas, crescimento da evasão e da inadimplência e, agora, sequer a escassa oferta de vagas pelo FIES é preenchida.
Downloads: 43     |    Tamanho: 67.6 KiB
9 - “Mais médicos”: arbitrariedade x democracia 9 - “Mais médicos”: arbitrariedade x democracia
Data  : 10 de outubro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
O Programa Mais Médicos foi instituído pela Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, por conversão da Medida Provisória nº 621/2013, com a finalidade de ‘formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS)”. Todos sabemos que os reais motivos não foram esses. A referida lei foi usada para o ingresso dos médicos cubanos no Brasil, para atuarem no SUS.
Downloads: 74     |    Tamanho: 146.0 KiB
A Agonia da Estatização A Agonia da Estatização
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Escárnio, escracho, deboche, vergonha internacional, bofetada na cara do brasileiro... esses são alguns adjetivos pertinentes em face do incompreensível apagão aéreo....
Downloads: 435     |    Tamanho: 33.4 KiB
A Chance de ser Demitido A Chance de ser Demitido
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Os gerentes têm duas tarefas: manejar os problemas do dia-a-dia e preparar a organização para o futuro. Para bem cumpri-las é preciso competência administrativa e visão estratégica.....


Downloads: 332     |    Tamanho: 33.0 KiB
A Distinção entre Justiça e Bondade A Distinção entre Justiça e Bondade
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O grande Adam Smith, autor de “A Riqueza das Nações” e de “Teoria dos Sentimentos Morais”, obras do final do século 18, nos ensina que há três virtudes fundamentais.....


Downloads: 958     |    Tamanho: 33.7 KiB
A Genealogia de um Problema A Genealogia de um Problema
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Em sua obra “Senso Comum”, Thomas Paine assevera que fazemos confusão entre sociedade e governo, a ponto de não fazermos distinção entre os dois......


Downloads: 380     |    Tamanho: 31.9 KiB
A Hipocrisia Dos Ricos A Hipocrisia Dos Ricos
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
A idéia da globalização, tal como a conhecemos atualmente, foi impulsionada após o fim da segunda Guerra Mundial, quando os países ricos exigiam ampliação da abertura comercial.....

Downloads: 491     |    Tamanho: 29.7 KiB
Administrador Em Organizações Do Terceiro Setor Administrador Em Organizações Do Terceiro Setor
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Vanauey Ferreira Vieira
Mesmo com o número de desempregados relativamente estável, o número de administradores com carteira assinada, caiu de 2003 para 2006.....
Downloads: 389     |    Tamanho: 106.5 KiB
Agonia do Monstro Agonia do Monstro
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
No início da década 1930, a queda do produto mundial, fenômeno conhecido por recessão ou depressão, gerou desemprego, fome, doença e desespero.....


Downloads: 323     |    Tamanho: 34.2 KiB
Amargura entre Nádegas Amargura entre Nádegas
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Eu acreditei no planejamento. Hoje acredito que a economia é demasiado complexa para as previsões e intuições dos planejadores. Não há baterias de computadores.....



Downloads: 374     |    Tamanho: 32.5 KiB
Aqui há Drogas Aqui há Drogas
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Paulo Cardim
Paulo Antonio Gomes Cardim preferiu correr o risco de perder alunos, despertar a hostilidade de traficantes e de ver o nome da instituição que dirige ligada ao uso de drogas.....
Downloads: 4669     |    Tamanho: 34.3 KiB
As Comissões de Especialistas Frente à Realidade da IES: Perspectivas, Limites e Possibilidades As Comissões de Especialistas Frente à Realidade da IES: Perspectivas, Limites e Possibilidades
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Ana Maria Costa de Sousa
As Comissões de Especialistas, criadas pela (SESu/MEC), têm como objetivo estabelecer indicadores e critérios que considerem adequados para a avaliação de cursos.....
Downloads: 710     |    Tamanho: 90.1 KiB
Avaliação Institucional: O Atual Desafio Do Ensino Superior Avaliação Institucional: O Atual Desafio Do Ensino Superior
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Carmen Rita Cardoso Junqueira
O Brasil está passando por um momento histórico singular em seu sistema educacional. A pressão do processo de globalização está começando a atingir setores.....
Downloads: 1354     |    Tamanho: 28.5 KiB
Avaliação Institucional: Um Novo Desafio para as Instituições de Ensino Superior Avaliação Institucional: Um Novo Desafio para as Instituições de Ensino Superior
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Carmen Rita Cardoso Junqueira
Este artigo trata da questão da Avaliação Institucional, peça fundamental do Planejamento Estratégico como um novo desafio para as Instituições de Ensino Superior.....
Downloads: 4955     |    Tamanho: 65.8 KiB
Chato, sim... Com prazer Chato, sim... Com prazer
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Episódio 1. Um diretor de empresa me liga e, em tom gozativo-bronqueado, diz: “Eu fui aí no seu trabalho três vezes e não consegui falar com você... você não estava!”...
Downloads: 336     |    Tamanho: 30.3 KiB
Confusões Sobre Distribuição Da Renda Confusões Sobre Distribuição Da Renda
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Marx disse que “se a aparência e a essência dos fenômenos fossem a mesma coisa, a ciência seria desnecessária”. Ouvi um eminente parlamentar.....

Downloads: 508     |    Tamanho: 33.4 KiB
Contexto e Prática Ética Contexto e Prática Ética
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Emerson Pires de Souza
A ética abrange um campo muito vasto. Um problema passa a ser ético no momento em que um ser racional deva defrontar-se com ele....
Downloads: 2101     |    Tamanho: 117.5 KiB
De que Igualdade falam os Políticos? De que Igualdade falam os Políticos?
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O período eleitoral é propício para o surgimento de slogans vazios de fundamento. Em discurso inflamado, determinado candidato socialista reclamava.....
Downloads: 319     |    Tamanho: 33.2 KiB
Dramas Financeiros Dramas Financeiros
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O comportamento financeiro do ser humano decorre do seu perfil psicológico. Antes de ser uma criatura lógica e racional, o homem é uma criatura psicológica e emocional.....



Downloads: 852     |    Tamanho: 29.8 KiB
Edital Convocacao-assembleia-geral-extraordinaria(1) Edital Convocacao-assembleia-geral-extraordinaria(1)
Data  : 16 de outubro de 2013
Autor: ANACEU

Downloads: 686     |    Tamanho: 230.2 KiB
Educação e Evolução Intelecto-Moral Educação e Evolução Intelecto-Moral
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
A humanidade precisou de toda a sua existência, até 1830 depois de Cristo, para atingir um bilhão de seres. Em apenas cem anos, em 1930, a população da Terra cresceu outro bilhão.....
Downloads: 544     |    Tamanho: 33.6 KiB
Errei! Errei!
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
“Quando errar, não invente desculpas, admita o erro, faça as correções e siga adiante”. Há tempo, anotei essa frase em minha agenda e tento agir assim. Não é fácil; mas, tento......
Downloads: 1278     |    Tamanho: 31.6 KiB
Feira de Milagres Feira de Milagres
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O horário eleitoral gratuito é uma dieta de emagrecimento intelectual....




Downloads: 319     |    Tamanho: 31.2 KiB
Finanças Públicas Finanças Públicas
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Oto Roberto Moerschbaecher; Renato Specht; Jorge Luiz Dal Molin
Toda vez que falamos em Finanças públicas não é possível deixar de analisar receitas e despesas, funções do Estado e planejamento econômico.....
Downloads: 476     |    Tamanho: 35.7 KiB
Gratuidade de Ensino Público Gratuidade de Ensino Público
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Eduardo Storópoll
Na opinião generalizada de economistas, sociólogos, profissionais da área de saúde, de políticos e do cidadão comum, o Brasil é o país das injustiças sociais....
Downloads: 400     |    Tamanho: 31.6 KiB
História e Transformações Ocorridas na América Latina: Novas Orientações das Políticas do Ensino Superior Brasileiro História e Transformações Ocorridas na América Latina: Novas Orientações das Políticas do Ensino Superior Brasileiro
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Ana Claudia Mallab Lopes Chamon
Este estudo aborda algumas inferências históricas do surgimento das universidades na América latina e posteriormente enfoca as diferenças, dificuldades e qualidades.....
Downloads: 15256     |    Tamanho: 106.5 KiB
Lula, O Consultor Lula, O Consultor
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O Presidente Lula resolveu bancar consultor de finanças pessoais, dizendo às pessoas para que não deixem de consumir. A tese do presidente é.....


Downloads: 678     |    Tamanho: 30.7 KiB
Motivação nas Organizações Motivação nas Organizações
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Luis Antonio Pasquetti
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 77 organizações, empresas e instituições de Brasília.....
Downloads: 858     |    Tamanho: 221.1 KiB
Nossos Hábitos, Nossas Algemas Nossos Hábitos, Nossas Algemas
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Primeiro, formamos nossos hábitos; depois, eles nos dominam e conduzem nossa vida. A maneira como pensamos, sentimos e agimos é ditada por nossos valores.....


Downloads: 434     |    Tamanho: 31.4 KiB
O Avanço do Atraso O Avanço do Atraso
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
As velhas teses do PT nunca foram receita de desenvolvimento. Os sacerdotes do partido rezavam uma missa que não levava ao caminho da salvação; pelo contrário.....


Downloads: 460     |    Tamanho: 31.6 KiB
O Crescimento Exponencial da População e os Índices de Sofrimento Humano O Crescimento Exponencial da População e os Índices de Sofrimento Humano
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Hermínio Augusto Faria, M. Sc
No planeta Terra, finito em espaço e recursos não renováveis, em 1970 a população humana era de aproximadamente 23 pessoas por quilometro quadrado......


Downloads: 3960     |    Tamanho: 91.5 KiB
O Imigrante Brasileiro Empreendedor O Imigrante Brasileiro Empreendedor
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Manoel Ceciliano Salles de Almeida
A prisão recente nos Estados Unidos de grupos de brasileiros com posterior deportação pelo governo americano, fez-me refletir sobre a questão da imigração de brasileiros....
Downloads: 868     |    Tamanho: 33.3 KiB
O Impacto dos Centros Universitários O Impacto dos Centros Universitários
Data  : 24 de setembro de 2013
Autor: ANACEU
O Impacto dos Centros Universitários no Ensino Superior Brasileiro 1997 – 2007
Downloads: 2439     |    Tamanho: 2.7 MiB
O Lucro como o Obrigação Moral O Lucro como o Obrigação Moral
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O sujeito vê um empresário passar em um carro de luxo. Mais adiante, ele vê uma criança pobre empurrando um carrinho de papel. Revoltado, ele conclui que o lucro é imoral.....
Downloads: 424     |    Tamanho: 35.9 KiB
O Meu Plano De Governo O Meu Plano De Governo
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O eminente economista costumava repetir que a natureza humana é caracterizada pela imperfeição moral e que, mais eficaz do que ficar pregando a ética individual, seria diminuir.....




Downloads: 497     |    Tamanho: 38.3 KiB
O Novo Papa: O Bom Pastor O Novo Papa: O Bom Pastor
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Pe. Manoel Isaú
Há muita discussão na mídia sobre as qualidades do novo Papa. A mídia, porém, pretende enquadrá-lo dentro de dois parâmetros herméticos: conservador e progressista.....

Downloads: 439     |    Tamanho: 33.6 KiB
Os Males da Ignorância Os Males da Ignorância
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Quanto mais ignorante, maior certeza o homem tem sobre as suas convicções; ele pouco reflete, não sofre com a angústia da dúvida, não indaga sobre a origem das suas idéias.....
Downloads: 1461     |    Tamanho: 33.6 KiB
Perdas Reais e Perdas Ilusórias Perdas Reais e Perdas Ilusórias
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Com a queda nos preços das ações nas bolsas de valores no mês de agosto, pipocaram notícias na imprensa falando das perdas financeiras para as pessoas e para as empresas.....
Downloads: 333     |    Tamanho: 31.9 KiB
Planejamento Familiar: O Acerto do Governo Planejamento Familiar: O Acerto do Governo
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O governo federal anunciou medidas de saúde pública no âmbito de um programa de planejamento familiar. As mais importantes são.....


Downloads: 468     |    Tamanho: 31.5 KiB
Por que Pessoas Inteligentes Cometem Erros Primários ? Por que Pessoas Inteligentes Cometem Erros Primários ?
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Em 2007, o jornal Valor Econômico publicou reportagem mostrando que muitos executivos, apesar dos altos salários, estavam em má situação financeira e alguns já .....
Downloads: 615     |    Tamanho: 36.2 KiB
Portaria 198- De 12 De Julho De 2011 Portaria 198- De 12 De Julho De 2011
Data  : 12 de julho de 2011
Autor: ANACEU

Downloads: 806     |    Tamanho: 388.2 KiB
PORTARIA N° 191 DE 12 DE JULHO DE 2011 PORTARIA N° 191 DE 12 DE JULHO DE 2011
Data  : 12 de julho de 2011
Autor: MEC
Art. 8o A prova do Enade 2011 terá, em seu componente específico da área de Tecnologia em Automação Industrial, 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de
casos.
Downloads: 783     |    Tamanho: 389.1 KiB
Projeto CNE-UNESCO. Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade. Produto 1 Projeto CNE-UNESCO. Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade. Produto 1
Data  : 23 de julho de 2014
Autor: MARA LÚCIA CASTILHO
Documento técnico contendo estudo estatístico sobre a atual situação acadêmica dos Centros Universitários no Brasil quanto à qualidade da oferta de ensino, pesquisa e extensão com vistas a avaliar o desempenho dos Centros desde a sua criação em 1997.
Downloads: 523     |    Tamanho: 1.1 MiB
Projeto CNE-UNESCO. Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade. Produto 2 Projeto CNE-UNESCO. Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade. Produto 2
Data  : 23 de julho de 2014
Autor: CNE/UNESCO
Documento técnico contendo estudo estatístico sobre as condições das atuais faculdades de se transformarem em Centros Universitários.
Downloads: 485     |    Tamanho: 637.8 KiB
PT Neoliberal PT Neoliberal
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Há alguns anos participei de um debate na Rádio CBN sobre o fim do monopólio do petróleo. Lá estavam dois lídimos representantes do PT e da CUT.....

Downloads: 733     |    Tamanho: 31.0 KiB
Publicacao-jose-pio-martins-errei Publicacao-jose-pio-martins-errei
Data  : 24 de setembro de 2013
Autor: José Pio Martins
Economista e Vice-Reitor da Universidade Positivo.

Downloads: 408     |    Tamanho: 31.6 KiB
publicacoes-jose-pio-martins-agonia-monstro publicacoes-jose-pio-martins-agonia-monstro
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: ANACEU

Downloads: 630     |    Tamanho: 34.2 KiB
Publicacoes-jose-pio-martins-feira-milagres Publicacoes-jose-pio-martins-feira-milagres
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: ANACEU

Downloads: 873     |    Tamanho: 31.2 KiB
Quando dar é Tirar Quando dar é Tirar
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O Brasil padece de dois males: desemprego alto e salários baixos. A ilusão de muitos é acreditar que esses males se resolvem com leis jurídicas.....


Downloads: 364     |    Tamanho: 32.8 KiB
Resposta a um Jovem Iludido Resposta a um Jovem Iludido
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Foi assim que comecei a resposta a um jovem que dissera estar eu enganado sobre Ernesto “Che” Guevara.....

Downloads: 438     |    Tamanho: 32.9 KiB
Termo de Autorização Termo de Autorização
Data  : 24 de setembro de 2013
Autor: ANACEU
Termo de autorização de inserção de artigo no site da Anaceu.
Downloads: 361     |    Tamanho: 30.0 KiB
Uma Guerra Bem-Vinda Uma Guerra Bem-Vinda
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O Brasil é um país onde certas idéias fixas ganham as manchetes, adquirem ares de verdades absolutas, começam a ser repetidas com insistência.....
Downloads: 385     |    Tamanho: 33.2 KiB
Uma Nova Tecnologia para o Ensino Uma Nova Tecnologia para o Ensino
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Maria Ottilia Lanza
Naquela ocasião, empolgada com a introdução dos computadores em nosso país, resultado do grande “Milagre Econômico” pelo qual o Brasil passava....
Downloads: 297     |    Tamanho: 31.3 KiB