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1 - A Conaes e a avaliação da educação superior 1 - A Conaes e a avaliação da educação superior
Data  : 17 de outubro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
Desde a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, pela Lei nº 8.681, de 2004, jamais a lei foi aplicada integralmente. Pior, descumprida com a edição do Decreto nº 5.773, de 2006, e, mais ainda, pela Portaria Normativa nº 40/2007-2010, que instituiu indicadores de qualidade da educação superior, ignorando o Conceito Institucional (CI) e o Conceito de Curso CC), mediante avaliação in loco. Deu-se valor ao Enade em detrimento da avaliação presencial, sem a manifestação prévia e formal da Comissão de Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
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1 - A Consolidação do Ensino Superior Privado 1 - A Consolidação do Ensino Superior Privado
Data  : 15 de agosto de 2016
Autor: Cesar Silva
O anúncio da oferta da Kroton pela Estácio, que pode resultar na união dos maiores grupos privados de educação do país, sinaliza que, mesmo com a persistente recessão, o segmento mantém-se atrativo e de grande magnitude para a economia nacional......
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1 - Belas Artes: tradição e qualidade – A ARTE DE FAZER UMA TRADIÇÃO 1 - Belas Artes: tradição e qualidade – A ARTE DE FAZER UMA TRADIÇÃO
Data  : 28 de agosto de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo teve sua origem há quase um século. Sua tradição na área das artes, incluindo arquitetura e design, tem o seu reconhecimento pela sociedade paulistana e paulista.

Foi criado com base no §2º, art. 54 da Lei nº 9.394, de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a LDB, por comprovar “alta qualificação para o ensino”, mediante avaliação periódica do Ministério da Educação (MEC).

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1 - Educação básica: ministro assume prioridades 1 - Educação básica: ministro assume prioridades
Data  : 8 de maio de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
O art. 1º da Lei nº 9.394, de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a LDB, dispõe que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.
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1 - Enade: necessidade de ajustes e correções imprescindíveis 1 - Enade: necessidade de ajustes e correções imprescindíveis
Data  : 13 de março de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
No último dia 9, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, com ampla repercussão junto a mídia, o que o Ministério da Educação, desde 2007, identifica como os “Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015”, com base nos resultados do Exame Nacional dos Estudantes-2015. Esses “indicadores de qualidade” – Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC) – foram criados, arbitrariamente mediante portaria ministerial – Portaria Normativa nº 40/2007, republicada em 2010.
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1 - Natal: tempos de paz e esperanças 1 - Natal: tempos de paz e esperanças
Data  : 19 de dezembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
O ano letivo chegou ao fim. Estudantes e professores completam mais uma jornada de trabalho e aprendizagem. As dificuldades e facilidades nessa caminhada para o conhecimento, o desenvolvimento pessoal e a qualificação para o trabalho, em nível superior, obedeceram ao ritmo de cada um, alunos e docentes. Mas todos empenhados no êxito desse processo complexo e desafiante que é a educação. Alguns podem ter ficado pelo caminho, com dificuldades maiores, às vezes, independente da vontade pessoal, mas novas oportunidades vão surgir. A vida é dinâmica e quem deseja conhecer e saber para servir e “ser alguém na vida!” não desiste aos obstáculos que surgem nesse processo ensino-aprendizagem. Muito menos os que integram e enriquecem a comunidade Belas Artes.
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1 O papel dos Centros Universitários na Educação Superior 1 O papel dos Centros Universitários na Educação Superior
Data  : 26 de junho de 2017
Autor: Prof. Arthur Speradéo
Ao atender às determinações da Constituição, instituições contribuem com expansão da oferta e a melhoria do país
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2 - A formação do professor para a educação superior 2 - A formação do professor para a educação superior
Data  : 22 de agosto de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a LDB, dedica o Título VI aos “Profissionais da Educação”, dando, pela primeira vez na legislação educacional brasileira, relevância à atividade docente.
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2 - A grandeza da arte e sua missão 2 - A grandeza da arte e sua missão
Data  : 24 de outubro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
Escrever uma história de 91 anos é um grande desafio, especialmente quando falamos de uma instituição de ensino no Brasil. Mas para a Belas Artes – essa aniversariante que se mantém jovem e inquieta desde 1925 – é também uma enorme alegria relembrar esses 91 anos por meio das inúmeras histórias de todas as pessoas que mantiverem e mantêm seus corredores e salas cheios de vida: mais de 40 mil formados, 5 mil alunos, professores, funcionários, parceiros e visitantes.
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2 - A saga dos centros universitários 2 - A saga dos centros universitários
Data  : 15 de maio de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Dispõe o art. 45 da Lei nº 9.394, de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a LDB, que “a educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização”. Esse dispositivo não exige a edição de uma lei para definir que tipo de instituições, além das universidades, terão “variados graus de abrangência ou especialização”, como, por exemplo, as faculdades. Cabe, portanto, ao executivo fazê-lo, mediante decreto. (gn)
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2 - Cidade de São Paulo: 463 anos de progresso 2 - Cidade de São Paulo: 463 anos de progresso
Data  : 30 de janeiro de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Um padre português – Manoel da Nóbrega (1517-1570) –, um padre espanhol – José de Anchieta (1534-1597) –, ambos jesuítas, um aventureiro português – João Ramalho (1493-1580) – e um índio da tribo Tupi – cacique Tibiriçá (?-1562) – são os responsáveis pela fundação da cidade de São Paulo, segundo vários historiadores. A data oficial – 25 de janeiro de 1554 – registra a inauguração do colégio da Companhia de Jesus no planalto de Piratininga, entre os rios Tamanduateí, Tietê e Anhangabaú, região dominada por diversas tribos indígenas, entre as quais os tupis, liderada por Tibiriçá, mais tarde batizado como Martim Afonso.
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2 - EAD: parcerias são bem-vindas 2 - EAD: parcerias são bem-vindas
Data  : 3 de julho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A educação a distância (EAD) foi introduzida, em nossa legislação educacional, pelo art. 80 da Lei nº 9.394, de 1996 (LDB).

O Decreto nº 5.622, de 2005, regulamentou o referido dispositivo da LDB, burocratizando e dificultando ao máximo o credenciamento para a oferta da EAD, de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), exceto para as universidades e institutos federais, mantidos pela União, ou seja, pelos tributos pagos pelo contribuinte.

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2 - Notório saber no ensino médio: um atalho para a formação docente 2 - Notório saber no ensino médio: um atalho para a formação docente
Data  : 20 de março de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A LDB – Lei nº 9.394, de 1996 –, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dedica apenas um artigo e parágrafo único para a formação de professores para esse nível de ensino, nos seguintes termos:
Art. 66. A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado.

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2 - Radicalismos em xeque 2 - Radicalismos em xeque
Data  : 4 de setembro de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
O radicalismo, na sua raiz, era definido como uma doutrina revolucionária tendo por objetivo as transformações sociais. Era o radicalismo do século 19, que pretendia derrubar as castas e o conservadorismo. Poderíamos, num jargão político do século 20, identificar o radicalismo à esquerda.

As revoluções conduzidas pelo radicalismo, no século 20, levaram inúmeros países às revoluções marxistas, que não sobrevive neste século, na sua concepção radical. O que restou, na realidade, foi um capitalismo de Estado, criando uma casta que explora o populismo e o assistencialismo, como vimos, no Brasil, nos governos petistas por cerca de treze anos. E ainda está presente em alguns poucos países, como Cuba e Venezuela, por exemplo.

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3 - A Falácia do Enade 3 - A Falácia do Enade
Data  : 31 de outubro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, instituído pela Lei nº 10.861, de 2004, é integrado pela “avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes”. É, portanto, um sistema integrado, com três momentos avaliativos: a) avaliação institucional, b) avaliação de cursos e c) avaliação dos estudantes (Enade).
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3 - ACADEMIA DOS NOTÁVEIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO 3 - ACADEMIA DOS NOTÁVEIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO
Data  : 27 de março de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Academia dos Notáveis do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, criada por ato do Conselho Universitário, nasceu por iniciativa do Prof. Turguenev Roberto de Oliveira, Pró-Reitor Institucional, tendo como incentivador, o Prof. Celso Lomonte Minozzi, em 1º de agosto de 2011, com o nome de “Academia dos Notáveis do Curso de Arquitetura e Urbanismo Belas Artes de São Paulo”, com o objetivo de representar a ”alma” do curso de Arquitetura e Urbanismo, sua história e sua tradição.
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3 - Burocracia estatal: entrave ao desenvolvimento 3 - Burocracia estatal: entrave ao desenvolvimento
Data  : 10 de julho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A burocracia estatal, desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, é um entrave à nossa civilização, ao nosso desenvolvimento socioeconômico.

Esse grave problema teve início nos tempos em que o Brasil foi colônia de Portugal. Tudo dependia sempre da autorização da Coroa portuguesa para qualquer ação em nosso país. E as viagens marítimas entre Portugal e Brasil duravam meses, sujeitas às intempéries, aos humores do oceano, muitas vezes bravio. Assim, uma autorização para qualquer ação no Brasil levava meses para chegar a Portugal, meses para análise da Coroa e meses para a mensagem chegar ao nosso país, favorável ou contrária ao pedido. Às vezes um ano ou mais.

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3 - Conceitos Enade, CPC e IGC: equívocos de avaliação 3 - Conceitos Enade, CPC e IGC: equívocos de avaliação
Data  : 6 de fevereiro de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
No último dia 27, o Inep editou a Portaria nº 69/2017, que estabelece aspectos gerais de cálculo e procedimentos de divulgação do Conceito Enade, do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), referentes ao Enade realizado em novembro de 2015. O CPC e o IGC foram criados pela Portaria Normativa nº 40/2007, republicada em dezembro de 2010.
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3 - Ensino médio: o desafio do ensino da língua inglesa 3 - Ensino médio: o desafio do ensino da língua inglesa
Data  : 29 de agosto de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
Tramita na Câmara dos Deputados Projeto de Lei nº 6.840, de 2013, que propõe alterações na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a LDB, para instituir a jornada em tempo integral e dispor sobre as diretrizes curriculares nacionais do ensino médio.
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3 - Licenciatura: carga horária x qualidade 3 - Licenciatura: carga horária x qualidade
Data  : 22 de maio de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A licenciatura em Letras, com a oferta de duas habilitações no mesmo curso, como, por exemplo, Português-Inglês, Português-Espanhol – era ofertada, antes da vigência da Lei nº 9.394, de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), com a carga horária mínima de 2.400h horas, podendo a sua integralização ocorrer em três anos.
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3 - Qualidade da educação superior: avaliação em debate 3 - Qualidade da educação superior: avaliação em debate
Data  : 11 de setembro de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
O Ministério da Educação, por meio de uma comissão, com a participação de representantes de órgãos do próprio MEC e da livre iniciativa, está elaborando estudos para o aprimoramento dos instrumentos de avaliação in loco, adotados pelo Inep.

A Lei nº 10.861, de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, até o presente momento não foi implantada, desrespeitando-se os seus objetivos e princípios. Temos tido, praticamente, avalições com objetivos de regulação – credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino superior (IES e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação – ou de supervisão.

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4 - A avaliação da educação Superior: antes e depois do Sinaes 4 - A avaliação da educação Superior: antes e depois do Sinaes
Data  : 7 de novembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 9.131, de 1995, fechou o antigo Conselho Federal de Educação (CFE) e o substituiu pelo atual Conselho Nacional de Educação (CNE). Como se pode observar, uma mudança “fundamental” para a educação brasileira…
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4 - Avaliação e regulação no ensino superior: desafios para o novo governo 4 - Avaliação e regulação no ensino superior: desafios para o novo governo
Data  : 5 de setembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
Com a cassação do mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, chega ao fim a interinidade do presidente Michel Temer. Efetivado na condução da Presidência da República, Temer e seus ministros podem – e devem – planejar as estratégias, metas e ações governamentais para o biênio 2017/18, além de iniciar, de imediato, ações necessárias a colocarem “nos trilhos” o governo federal.
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4 - BNCC: uma nova era para a educação básica 4 - BNCC: uma nova era para a educação básica
Data  : 18 de setembro de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
O Conselho Nacional de Educação (CNE) realizou, na semana finda, a última audiência pública para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As audiências públicas tiveram como objetivo dialogar e debater propostas que auxiliem os integrantes desse colegiado na elaboração do texto final de um parecer, a ser submetido ao Conselho Pleno, constituído pelos conselheiros das câmaras de Educação Básica e Superior. Após homologação pelo Ministro da Educação, o CNE editará uma resolução estabelecendo a BNCC, que terá força de lei. Será uma norma nacional, a ser cumprida por todas as unidades federadas e os respectivos municípios, responsáveis pela oferta da educação básica.
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4 - Ensino Médio: expectativa de prioridade absoluta 4 - Ensino Médio: expectativa de prioridade absoluta
Data  : 13 de fevereiro de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
O presidente Michel Temer enviou ao Congresso Nacional, em 15 de setembro de 2016, a Medida Provisória nº 746. Tratava-se de uma proposta de alteração da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a LDB, dispondo sobre a organização dos currículos do ensino médio, com ampliação progressiva da jornada escolar, ao tempo em que propunha a criação da Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
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4 - O PNE e a educação superior 4 - O PNE e a educação superior
Data  : 17 de julho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024), que já completou três anos, e carrega vinte metas e dezenas pesadas diretrizes, grande parte impraticáveis.

Na área da educação superior, duas metas são relevantes para expansão e qualidade desse nível educacional: a Meta 12, com 21 estratégias, e a Meta 13, com 9 estratégias.

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4 - Os próximos movimentos no setor de Educação 4 - Os próximos movimentos no setor de Educação
Data  : 29 de março de 2017
Autor: César Silva
Como qualquer segmento de atividade no país, a Educação Superior sofre os reflexos da crise. Simultaneamente, o elevado endividamento das famílias, o mais alto desemprego registrado desde o início da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, em 2012, (12,6% ou 12,9 milhões de pessoas, entre novembro e janeiro) e o corte de gastos públicos inibem os planos dos que pretendem se graduar. É neste cenário que movimentos regulatórios e a mudança das posições dos atores do setor estabelecem uma nova ordem, que altera desde a operação das instituições até seu modelo de representação.
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4 Cursos sequenciais: o “patinho feio” da educação superior 4 Cursos sequenciais: o “patinho feio” da educação superior
Data  : 29 de maio de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), cria, no inciso I do art. 44, um novo tipo de curso superior: “cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino”.
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5 - A Conaes e suas atribuições legais: um desafio instigante 5 - A Conaes e suas atribuições legais: um desafio instigante
Data  : 3 de abril de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A avaliação na educação superior brasileira, desde o início, esteve ligada aos processos de regulação – autorização e reconhecimento de cursos –, na graduação e na pós-graduação stricto sensu, em níveis de mestrado e doutorado.
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5 - BELAS ARTES: 92 ANOS DE FUNCIONAMENTO ININTERRUPTO EXCLUSIVAMENTE NO ENSINO SUPERIOR 5 - BELAS ARTES: 92 ANOS DE FUNCIONAMENTO ININTERRUPTO EXCLUSIVAMENTE NO ENSINO SUPERIOR
Data  : 25 de setembro de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Setembro inicia-se a primavera e também é um mês de celebrações na Belas Artes. Em 16 de setembro de 1865, nascia Pedro Augusto Gomes Cardim e, no dia 23 de setembro de 1925, era fundada, por ele, na capital paulista, a Academia de Bellas Artes de São Paulo.

Pedro Augusto foi jornalista, escritor e, acima de tudo, um homem de vanguarda. Filho do artista português João Pedro Gomes Cardim, atuou intensamente nas atividades artístico-culturais de São Paulo. Teve ativa participação na criação do Teatro Municipal, do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, da Academia Paulista de Letras e da Companhia Dramática de São Paulo. A essas instituições, verdadeiras celebração da arte para a sociedade e ligadas indelevelmente à história paulista e paulistana, somou-se a Academia de Bellas Artes de São Paulo. A Academia foi uma realização pessoal e profissional, graças à sua paixão pela cultura e pelas artes.

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5 - EAD: desburocratização com responsabilidade 5 - EAD: desburocratização com responsabilidade
Data  : 5 de junho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Pela primeira vez na história da educação superior brasileira, a educação a distância (EAD) foi introduzida pela Lei nº 9.394, de 1996, que estabelece as normas e diretrizes e bases da educação nacional, a LDB. Essa possibilidade está no art. 80, dispondo que “o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada”.
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5 - Enade: conflitos explícitos 5 - Enade: conflitos explícitos
Data  : 20 de fevereiro de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Em 2013, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região concedeu a uma estudante gaúcha o direito de ser graduada e receber o correspondente diploma, mesmo sem ter realizado Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade.
Segundo essa decisão, a ausência ao Enade não pode atrapalhar a colação de grau, uma vez que o exame não compõe a formação do aluno no curso superior. A desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, relatora da decisão, acrescentou que o exame não pode ser usado como sanção: “Inexiste na Lei nº 10.861/2004 disposição no sentido de condicionar a colação de grau e expedição de diploma à realização do Enade”.

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5 - MEC: o Decreto 5.773 e outros “entulhos autoritários” 5 - MEC: o Decreto 5.773 e outros “entulhos autoritários”
Data  : 24 de julho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Em 2003, o PT, ao assumir, pela primeira vez, o governo federal, deliberou alterar vários programas educacionais e sociais criados no governo anterior, por Fernando Henrique Cardoso.

Na área da educação, por iniciativa do então ministro José Dirceu, de todos conhecido, deliberou fazer uma reforma universitária, uma “regulação” da educação superior, para atingir a livre iniciativa nesse setor da economia.

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5 - Sinaes & Ciclos Avaliativos: conflitos entre leis e regulamentos 5 - Sinaes & Ciclos Avaliativos: conflitos entre leis e regulamentos
Data  : 12 de setembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, tem por objetivo assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.
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5 - Sinaes: órgãos do MEC e suas atribuições 5 - Sinaes: órgãos do MEC e suas atribuições
Data  : 14 de novembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
No último dia 8, a Abmes realizou o seminário “O cenário da avaliação da educação superior no Brasil e a atuação do Inep/MEC”, com a participação da presidente do Inep, Dra. Maria Inês Fini, da diretora de Avaliação (DAES), Profª Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, outros membros da diretoria do Inep, e da debatedora Dra. Iara de Xavier. Convidado para ser um dos debatedores, não pude comparecer. Assisti ao evento, todavia, pela TV Abmes e pude acompanhar todas as apresentações.
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6 - Belas Artes em Sorocaba: uma iniciativa pioneira 6 - Belas Artes em Sorocaba: uma iniciativa pioneira
Data  : 10 de abril de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Estive em Sorocaba, no último dia 30, para um encontro com o prefeito José Crespo. Participaram do encontro Mauricio Augusto Coimbra Campanati, secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Roberto Freitas, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Renda, Vidal Dias da Mota Junior, assessor especial, Gustavo Portela Barata, corregedor geral do município, Sidney Ferreira Leite, pró-reitor Acadêmico da Belas Artes e Carmine Avena Junior, diretor Executivo da Belas Artes.
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6 - Centros universitários: alteração das normas 6 - Centros universitários: alteração das normas
Data  : 12 de junho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Em 8 de dezembro de 2010, a Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou o Parecer CNE/CES nº 248, de autoria do então Conselheiro Milton Linhares, dando nova redação a dispositivos da Resolução CNE/CES nº 1/2010, que estabelece normas e procedimentos para credenciamento e recredenciamento de centros universitários. Objetivo: revisar a referida Resolução, especificamente, quanto à “antinomia surgida da leitura combinada de seu inciso IX, art. 3º”, de referida resolução, com o inciso VIII, do art. 3º, da Resolução CNE/CES nº 3/2010, que trata das normas para o credenciamento e recredenciamento de universidades,

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6 - Conaes: avaliação do Sinaes 6 - Conaes: avaliação do Sinaes
Data  : 21 de novembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
Em setembro de 2008, a Conaes realizou o primeiro e único seminário internacional tendo por objetivo avaliar o Sinaes, com a participação de especialistas em avaliação da educação superior. Os textos e as apresentações estão disponíveis em http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/publicacoes-sp-807190167?id=15305.
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6 - Desburocratização: de Hélio Beltrão a Michel Temer 6 - Desburocratização: de Hélio Beltrão a Michel Temer
Data  : 31 de julho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Há exatamente meio século, o então presidente Castelo Branco editou o Decreto-lei n° 200, de 1967, com parte de alguns de seus dispositivos ainda em vigor, tendo por objetivo a reorganização da Administração Federal e a Reforma Administrativa. Essa Reforma incluía, entre seus objetivos, o de promover a desburocratização.
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6 - Pedaladas na Educação Superior 6 - Pedaladas na Educação Superior
Data  : 20 de fevereiro de 2017
Autor: Cesar Silva
Ao longo de 2016, foram colhidos resultados de um modelo educacional arcaico, equivocado e sem foco no real aprimoramento das metodologias de aprendizagem. Foram momentos de muita turbulência administrativa e insegurança financeira nacional. Como consequência, o setor de educação superior passou por mais do que uma crise financeira, pois grande parte das Instituições de Ensino Superior sofreram com a “inadimplência” do próprio Governo Federal. As centenas de IESs que aderiram a programas associados a políticas públicas de acesso a educação, como o Bolsa Formação, o Pronatec e o FIES, ficaram meses sem receber os devidos repasses referentes às mensalidades dos alunos bolsistas.
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6 - Sinaes & Conaes : Leis são ignoradas 6 - Sinaes & Conaes : Leis são ignoradas
Data  : 19 de setembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Constituição, em seu art. 209, dispõe que “o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I – cumprimento das normas gerais da educação nacional; II – autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público”.
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7 - Antes de decidir, pense na Lei/ Belas Artes, Ano 91: verdadeira arte de construir uma tradição 7 - Antes de decidir, pense na Lei/ Belas Artes, Ano 91: verdadeira arte de construir uma tradição
Data  : 26 de setembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
No último dia 13, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) promoveu, em sua sede, em Brasília, o seminário Processos regulatórios na Seres/Mec – Situação atual e perspectivas................

Em 1925, São Paulo era o centro das artes, com Alfredo Volpi, Anitta Malfati, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Tarsila do Amaral, entre outros artistas mundialmente reconhecidos.
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7 - Belas Artes recebe o Prêmio Darcy Ribeiro 2016 7 - Belas Artes recebe o Prêmio Darcy Ribeiro 2016
Data  : 28 de novembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
A nobre missão de educar já não é mais a mesma de quando foi fundada a Academia de Belas Artes de São Paulo, em 1925. O objetivo, sim, permanece aquele de formar cidadãos e profissionais que entendam seu propósito no mundo e, com isso, consigam a realização pessoal. Mas o caminho para atingir este objetivo… ah, este mudou! Hoje, 91 anos depois da fundação e com o nome de Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, vivemos um mundo que era apenas “ficção científica” há 9 décadas. O avanço tecnológico ocasionou mudanças comportamentais, estabeleceu diferenças profundas entre gerações, criou inúmeras possibilidades e desenhou um cenário dinâmico que exige da nossa instituição um ritmo acelerado de pequenas revoluções que fazemos dentro das nossas salas de aulas, laboratórios, oficinas, bibliotecas e espaços de convivência. Essa nossa realidade não depende de uma conexão com o além-muro – ela depende da desconstrução do muro para construção de pontes que nos conectam com o bairro, a cidade, o estado, o país e o mundo. E, dentro desse contexto, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2016 chega como a comprovação de estarmos no caminho certo.
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7 - Fim das Férias Escolares: Reinício das Aulas – Agosto 2017 7 - Fim das Férias Escolares: Reinício das Aulas – Agosto 2017
Data  : 7 de agosto de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
No último dia 2 a Comunidade Febaspiana reiniciou suas atividades acadêmicas, após as justas férias de julho, indispensável ao refazimento das energias, ao prazer de poder curtir mais intensamente os entes queridos, enfim, fazer uma variedade de atividades que a rotina da academia e os conteúdos a serem aprendidos são enriquecedores, mas, nem sempre, permitem esses prazeres do lazer, o dolce far niente, ou seja, a agradável ociosidade.
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7 - MEC: a crise política não imobiliza suas atividades 7 - MEC: a crise política não imobiliza suas atividades
Data  : 19 de junho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A crise política que atinge o Poder Executivo, ao lado do Congresso Nacional, não tem influenciado as atividades do Ministério da Educação, sob o comando do ministro Mendonça Filho.
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7 - Páscoa: liberdade e passagem 7 - Páscoa: liberdade e passagem
Data  : 17 de abril de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Na fria e imparcial definição dos dicionários, a Páscoa é uma festa solene dos judeus, para comemorar seu êxodo do Egito (da escravidão para a liberdade) e também festa solene da Igreja Católica, para celebrar a ressurreição de Cristo (a liberdade). A origem da palavra vem do hebraico pesah, que significa, em português, passagem ou passo. Essa é uma classificação do Grande Dicionário Sacconi da línguas portuguesa (Nova Geração, 2010). Essa definição não diverge da maioria dos dicionários, em particular, do Aurélio.
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7 - PNE, BNCC & ensino médio: uma reforma possível 7 - PNE, BNCC & ensino médio: uma reforma possível
Data  : 27 de fevereiro de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
O presidente Michel Temer, mediante proposta do ministro da Educação, Mendonça Filho, editou a Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, e o Congresso Nacional aprovou a sua conversão em Lei. É a Lei nº 13.415, sancionada em 16 de fevereiro de 2017 pelo presidente Temer. Essa lei altera diversos dispositivos da Lei nº 9.394, de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a LDB. Trata-se, na realidade, de reestruturação do ensino médio, com o propósito de levar os estados, o Distrito Federal e os municípios a ampliarem a jornada diária para tempo integral, com a definição de algumas disciplinas e caminhos de formação.
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8 - A Conaes, a PN 40/2007-2010, o CPC, o IGC e a Lei do Sinaes 8 - A Conaes, a PN 40/2007-2010, o CPC, o IGC e a Lei do Sinaes
Data  : 3 de outubro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
O art. 6o da Lei nº 10.861, de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, cria a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), como órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes, com a atribuição, entre outras, de: “I – propor e avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes”.
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8 - César Lattes: notável cientista e ser humano generoso 8 - César Lattes: notável cientista e ser humano generoso
Data  : 24 de abril de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
César Lattes (1924-2005) foi um dos mais brilhantes cientistas brasileiros, reconhecido mundialmente. Paranaense de nascimento (Curitiba), após diversas atividades científicas em laboratórios e universidades americanas, europeias e brasileiras, adotou São Paulo/Campinas como seu espaço para o desenvolvimento de sua família, de seus estudos e de suas atividades profissionais. Antes, atuou na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faleceu em Campinas, aos 81 anos.
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8 - MEC: “sob nova direção” 8 - MEC: “sob nova direção”
Data  : 14 de agosto de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Nos últimos catorze anos, entre 2003 e 2016, o Ministério da Educação (MEC) atuava em passos de cágado, lentamente. A Lei nº 9.784, de 1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, foi totalmente ignorada. Nesse período, essa lei, que visa, em especial, à proteção dos direitos dos administrados, não “colou” para o MEC.
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8 - PNE: três anos perdidos 8 - PNE: três anos perdidos
Data  : 26 de junho de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
Em 26 de junho de 2014, o Diário Oficial da União publicou a Lei nº 13.005, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência por dez anos, a contar da publicação da referida Lei, ou seja, de 26/6/2014 a 25/6/2024, para atender a dispositivo Constitucional, o art. 214.
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8 - Princípios da legalidade & ilegalidades 8 - Princípios da legalidade & ilegalidades
Data  : 5 de dezembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
Ao longo dos últimos anos, temos repetido insistentemente o que dispõe a Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Essa Lei “estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração”.
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8 - Reforma da Previdência: miscelânea obscura 8 - Reforma da Previdência: miscelânea obscura
Data  : 6 de março de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
O Executivo enviou Mensagem ao Congresso Nacional com proposta de emenda à Constituição, que altera os artigos 37, 40, 109, 149, 167, 195, 201 e 203, para dispor sobre a seguridade social, estabelece regras de transição e dá outras providências. É a Reforma da Previdência, anunciada pelo presidente Michel Temer.
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9 - Avaliação in loco: instrumentos ultrapassados 9 - Avaliação in loco: instrumentos ultrapassados
Data  : 21 de agosto de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 10.861, de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, estabelece critérios para a avaliação in loco, pelo Inep, de acordo com as diretrizes e instrumentos aprovados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, a Conaes.
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9 - EAD: avaliação específica 9 - EAD: avaliação específica
Data  : 12 de dezembro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 9.394, de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), introduziu no sistema educacional, pela primeira vez, a modalidade de educação a distância (EAD), “em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada” (art. 80).
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9 - Educação a Distância: o que mudou para as instituições com a publicação dos dois atos normativos 9 - Educação a Distância: o que mudou para as instituições com a publicação dos dois atos normativos
Data  : 26 de junho de 2017
Autor: ANACEU
Desde maio estamos presenciando no cenário da educação superior mudanças importantes na modalidade EaD. Essas mudanças se traduzem no papel da institucionalidade projeto pedagógico, de acordo com a missão de cada Instituição de Educação Superior - IES, visam a melhoria da qualidade da oferta, flexibilizam as regras regulatórias e avaliativas, estimulam o cumprimento do Plano Nacional de Educação vigente para a democratização do ensino e do acesso.
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9 - Lei do Sinaes: a necessidade da aplicação na íntegra e da revisão geral do Enade 9 - Lei do Sinaes: a necessidade da aplicação na íntegra e da revisão geral do Enade
Data  : 1 de maio de 2017
Autor: Prof. Paulo Cardim
A Lei nº 10.861, de 2004, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, visando, especialmente, a melhoria da qualidade da educação superior, a promoção dos valores democráticos, o respeito às diferenças e à diversidade e afirmação da autonomia e da identidade institucional.
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9 - O Ensino Superior e a crise 9 - O Ensino Superior e a crise
Data  : 10 de março de 2017
Autor: Prof. César Silva
A chegada da crise econômica à Educação Superior está mais do que evidente nos principais indicadores do setor. Desde 2015, registra-se redução no número de novas matrículas, crescimento da evasão e da inadimplência e, agora, sequer a escassa oferta de vagas pelo FIES é preenchida.
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9 - “Mais médicos”: arbitrariedade x democracia 9 - “Mais médicos”: arbitrariedade x democracia
Data  : 10 de outubro de 2016
Autor: Prof. Paulo Cardim
O Programa Mais Médicos foi instituído pela Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, por conversão da Medida Provisória nº 621/2013, com a finalidade de ‘formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS)”. Todos sabemos que os reais motivos não foram esses. A referida lei foi usada para o ingresso dos médicos cubanos no Brasil, para atuarem no SUS.
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A Agonia da Estatização A Agonia da Estatização
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Escárnio, escracho, deboche, vergonha internacional, bofetada na cara do brasileiro... esses são alguns adjetivos pertinentes em face do incompreensível apagão aéreo....
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A Chance de ser Demitido A Chance de ser Demitido
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Os gerentes têm duas tarefas: manejar os problemas do dia-a-dia e preparar a organização para o futuro. Para bem cumpri-las é preciso competência administrativa e visão estratégica.....


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A Distinção entre Justiça e Bondade A Distinção entre Justiça e Bondade
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O grande Adam Smith, autor de “A Riqueza das Nações” e de “Teoria dos Sentimentos Morais”, obras do final do século 18, nos ensina que há três virtudes fundamentais.....


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A Genealogia de um Problema A Genealogia de um Problema
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Em sua obra “Senso Comum”, Thomas Paine assevera que fazemos confusão entre sociedade e governo, a ponto de não fazermos distinção entre os dois......


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A Hipocrisia Dos Ricos A Hipocrisia Dos Ricos
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
A idéia da globalização, tal como a conhecemos atualmente, foi impulsionada após o fim da segunda Guerra Mundial, quando os países ricos exigiam ampliação da abertura comercial.....

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Administrador Em Organizações Do Terceiro Setor Administrador Em Organizações Do Terceiro Setor
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Vanauey Ferreira Vieira
Mesmo com o número de desempregados relativamente estável, o número de administradores com carteira assinada, caiu de 2003 para 2006.....
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Agonia do Monstro Agonia do Monstro
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
No início da década 1930, a queda do produto mundial, fenômeno conhecido por recessão ou depressão, gerou desemprego, fome, doença e desespero.....


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Amargura entre Nádegas Amargura entre Nádegas
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Eu acreditei no planejamento. Hoje acredito que a economia é demasiado complexa para as previsões e intuições dos planejadores. Não há baterias de computadores.....



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Aqui há Drogas Aqui há Drogas
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Paulo Cardim
Paulo Antonio Gomes Cardim preferiu correr o risco de perder alunos, despertar a hostilidade de traficantes e de ver o nome da instituição que dirige ligada ao uso de drogas.....
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As Comissões de Especialistas Frente à Realidade da IES: Perspectivas, Limites e Possibilidades As Comissões de Especialistas Frente à Realidade da IES: Perspectivas, Limites e Possibilidades
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Ana Maria Costa de Sousa
As Comissões de Especialistas, criadas pela (SESu/MEC), têm como objetivo estabelecer indicadores e critérios que considerem adequados para a avaliação de cursos.....
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Avaliação Institucional: O Atual Desafio Do Ensino Superior Avaliação Institucional: O Atual Desafio Do Ensino Superior
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Carmen Rita Cardoso Junqueira
O Brasil está passando por um momento histórico singular em seu sistema educacional. A pressão do processo de globalização está começando a atingir setores.....
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Avaliação Institucional: Um Novo Desafio para as Instituições de Ensino Superior Avaliação Institucional: Um Novo Desafio para as Instituições de Ensino Superior
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Carmen Rita Cardoso Junqueira
Este artigo trata da questão da Avaliação Institucional, peça fundamental do Planejamento Estratégico como um novo desafio para as Instituições de Ensino Superior.....
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Chato, sim... Com prazer Chato, sim... Com prazer
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Episódio 1. Um diretor de empresa me liga e, em tom gozativo-bronqueado, diz: “Eu fui aí no seu trabalho três vezes e não consegui falar com você... você não estava!”...
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Confusões Sobre Distribuição Da Renda Confusões Sobre Distribuição Da Renda
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Marx disse que “se a aparência e a essência dos fenômenos fossem a mesma coisa, a ciência seria desnecessária”. Ouvi um eminente parlamentar.....

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Contexto e Prática Ética Contexto e Prática Ética
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Emerson Pires de Souza
A ética abrange um campo muito vasto. Um problema passa a ser ético no momento em que um ser racional deva defrontar-se com ele....
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De que Igualdade falam os Políticos? De que Igualdade falam os Políticos?
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O período eleitoral é propício para o surgimento de slogans vazios de fundamento. Em discurso inflamado, determinado candidato socialista reclamava.....
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Dramas Financeiros Dramas Financeiros
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O comportamento financeiro do ser humano decorre do seu perfil psicológico. Antes de ser uma criatura lógica e racional, o homem é uma criatura psicológica e emocional.....



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Edital Convocacao-assembleia-geral-extraordinaria(1) Edital Convocacao-assembleia-geral-extraordinaria(1)
Data  : 16 de outubro de 2013
Autor: ANACEU

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Educação e Evolução Intelecto-Moral Educação e Evolução Intelecto-Moral
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
A humanidade precisou de toda a sua existência, até 1830 depois de Cristo, para atingir um bilhão de seres. Em apenas cem anos, em 1930, a população da Terra cresceu outro bilhão.....
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Errei! Errei!
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
“Quando errar, não invente desculpas, admita o erro, faça as correções e siga adiante”. Há tempo, anotei essa frase em minha agenda e tento agir assim. Não é fácil; mas, tento......
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Feira de Milagres Feira de Milagres
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O horário eleitoral gratuito é uma dieta de emagrecimento intelectual....




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Finanças Públicas Finanças Públicas
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Oto Roberto Moerschbaecher; Renato Specht; Jorge Luiz Dal Molin
Toda vez que falamos em Finanças públicas não é possível deixar de analisar receitas e despesas, funções do Estado e planejamento econômico.....
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Gratuidade de Ensino Público Gratuidade de Ensino Público
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Eduardo Storópoll
Na opinião generalizada de economistas, sociólogos, profissionais da área de saúde, de políticos e do cidadão comum, o Brasil é o país das injustiças sociais....
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História e Transformações Ocorridas na América Latina: Novas Orientações das Políticas do Ensino Superior Brasileiro História e Transformações Ocorridas na América Latina: Novas Orientações das Políticas do Ensino Superior Brasileiro
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Ana Claudia Mallab Lopes Chamon
Este estudo aborda algumas inferências históricas do surgimento das universidades na América latina e posteriormente enfoca as diferenças, dificuldades e qualidades.....
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Lula, O Consultor Lula, O Consultor
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O Presidente Lula resolveu bancar consultor de finanças pessoais, dizendo às pessoas para que não deixem de consumir. A tese do presidente é.....


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Motivação nas Organizações Motivação nas Organizações
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Luis Antonio Pasquetti
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 77 organizações, empresas e instituições de Brasília.....
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Nossos Hábitos, Nossas Algemas Nossos Hábitos, Nossas Algemas
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Primeiro, formamos nossos hábitos; depois, eles nos dominam e conduzem nossa vida. A maneira como pensamos, sentimos e agimos é ditada por nossos valores.....


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O Avanço do Atraso O Avanço do Atraso
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
As velhas teses do PT nunca foram receita de desenvolvimento. Os sacerdotes do partido rezavam uma missa que não levava ao caminho da salvação; pelo contrário.....


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O Crescimento Exponencial da População e os Índices de Sofrimento Humano O Crescimento Exponencial da População e os Índices de Sofrimento Humano
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Hermínio Augusto Faria, M. Sc
No planeta Terra, finito em espaço e recursos não renováveis, em 1970 a população humana era de aproximadamente 23 pessoas por quilometro quadrado......


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O Imigrante Brasileiro Empreendedor O Imigrante Brasileiro Empreendedor
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Manoel Ceciliano Salles de Almeida
A prisão recente nos Estados Unidos de grupos de brasileiros com posterior deportação pelo governo americano, fez-me refletir sobre a questão da imigração de brasileiros....
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O Impacto dos Centros Universitários O Impacto dos Centros Universitários
Data  : 24 de setembro de 2013
Autor: ANACEU
O Impacto dos Centros Universitários no Ensino Superior Brasileiro 1997 – 2007
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O Lucro como o Obrigação Moral O Lucro como o Obrigação Moral
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O sujeito vê um empresário passar em um carro de luxo. Mais adiante, ele vê uma criança pobre empurrando um carrinho de papel. Revoltado, ele conclui que o lucro é imoral.....
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O Meu Plano De Governo O Meu Plano De Governo
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O eminente economista costumava repetir que a natureza humana é caracterizada pela imperfeição moral e que, mais eficaz do que ficar pregando a ética individual, seria diminuir.....




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O Novo Papa: O Bom Pastor O Novo Papa: O Bom Pastor
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Pe. Manoel Isaú
Há muita discussão na mídia sobre as qualidades do novo Papa. A mídia, porém, pretende enquadrá-lo dentro de dois parâmetros herméticos: conservador e progressista.....

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Os Males da Ignorância Os Males da Ignorância
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Quanto mais ignorante, maior certeza o homem tem sobre as suas convicções; ele pouco reflete, não sofre com a angústia da dúvida, não indaga sobre a origem das suas idéias.....
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Perdas Reais e Perdas Ilusórias Perdas Reais e Perdas Ilusórias
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Com a queda nos preços das ações nas bolsas de valores no mês de agosto, pipocaram notícias na imprensa falando das perdas financeiras para as pessoas e para as empresas.....
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Planejamento Familiar: O Acerto do Governo Planejamento Familiar: O Acerto do Governo
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O governo federal anunciou medidas de saúde pública no âmbito de um programa de planejamento familiar. As mais importantes são.....


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Por que Pessoas Inteligentes Cometem Erros Primários ? Por que Pessoas Inteligentes Cometem Erros Primários ?
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Em 2007, o jornal Valor Econômico publicou reportagem mostrando que muitos executivos, apesar dos altos salários, estavam em má situação financeira e alguns já .....
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Portaria 198- De 12 De Julho De 2011 Portaria 198- De 12 De Julho De 2011
Data  : 12 de julho de 2011
Autor: ANACEU

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PORTARIA N° 191 DE 12 DE JULHO DE 2011 PORTARIA N° 191 DE 12 DE JULHO DE 2011
Data  : 12 de julho de 2011
Autor: MEC
Art. 8o A prova do Enade 2011 terá, em seu componente específico da área de Tecnologia em Automação Industrial, 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de
casos.
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Projeto CNE-UNESCO. Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade. Produto 1 Projeto CNE-UNESCO. Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade. Produto 1
Data  : 23 de julho de 2014
Autor: MARA LÚCIA CASTILHO
Documento técnico contendo estudo estatístico sobre a atual situação acadêmica dos Centros Universitários no Brasil quanto à qualidade da oferta de ensino, pesquisa e extensão com vistas a avaliar o desempenho dos Centros desde a sua criação em 1997.
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Projeto CNE-UNESCO. Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade. Produto 2 Projeto CNE-UNESCO. Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade. Produto 2
Data  : 23 de julho de 2014
Autor: CNE/UNESCO
Documento técnico contendo estudo estatístico sobre as condições das atuais faculdades de se transformarem em Centros Universitários.
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PT Neoliberal PT Neoliberal
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Há alguns anos participei de um debate na Rádio CBN sobre o fim do monopólio do petróleo. Lá estavam dois lídimos representantes do PT e da CUT.....

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Publicacao-jose-pio-martins-errei Publicacao-jose-pio-martins-errei
Data  : 24 de setembro de 2013
Autor: José Pio Martins
Economista e Vice-Reitor da Universidade Positivo.

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publicacoes-jose-pio-martins-agonia-monstro publicacoes-jose-pio-martins-agonia-monstro
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: ANACEU

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Publicacoes-jose-pio-martins-feira-milagres Publicacoes-jose-pio-martins-feira-milagres
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: ANACEU

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Quando dar é Tirar Quando dar é Tirar
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O Brasil padece de dois males: desemprego alto e salários baixos. A ilusão de muitos é acreditar que esses males se resolvem com leis jurídicas.....


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Resposta a um Jovem Iludido Resposta a um Jovem Iludido
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
Foi assim que comecei a resposta a um jovem que dissera estar eu enganado sobre Ernesto “Che” Guevara.....

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Termo de Autorização Termo de Autorização
Data  : 24 de setembro de 2013
Autor: ANACEU
Termo de autorização de inserção de artigo no site da Anaceu.
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Uma Guerra Bem-Vinda Uma Guerra Bem-Vinda
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: José Pio Martins
O Brasil é um país onde certas idéias fixas ganham as manchetes, adquirem ares de verdades absolutas, começam a ser repetidas com insistência.....
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Uma Nova Tecnologia para o Ensino Uma Nova Tecnologia para o Ensino
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: Maria Ottilia Lanza
Naquela ocasião, empolgada com a introdução dos computadores em nosso país, resultado do grande “Milagre Econômico” pelo qual o Brasil passava....
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