Anaceu

Quem Somos

Os Centros Universitários, implantados em 1997, primeiro pelo Decreto 2.306/97 e reafirmados pelo Decreto 3.860/97, foram idealizados no contexto de uma série de medidas propostas pelo Governo Fernando Henrique Cardoso para proporcionar a expansão da educação superior no país, estimulando ações de incentivo ao desenvolvimento das IES privadas e a um ensino de qualidade. Desde a criação e sua implantação os Centros Universitários vêm exercendo um papel relevante na educação superior brasileira.

Com uma proposta inovadora e moderna, os Centros Universitários cresceram e se desenvolveram sob a égide da avaliação, implantada no governo FHC e regulamentada pelo governo Lula com a implantação do SINAES. Exercem com eficiência e qualidade o seu papel na matriz educacional do ensino superior brasileiro.

A ANACEU, criada em 6 de dezembro de 1999 por 12 Centros Universitários, nasce com o espírito e a determinação de dar sustentação e legitimidade à nova tipologia implantada na educação superior do país. Desde então vem desempenhando um trabalho de vital importância na vida dessas instituições, cumprindo com os objetivos de defender e representar os interesses dos Centros Universitários instalados em todo o território nacional perante os três poderes, nas esferas federal, estadual e municipal.

A Associação lutou, perseverou e venceu batalhas importantes, tais como a derrubada do famigerado Decreto 4.914 que pretendia extinguir os Centros Universitários ao final de 2007. Devolveu aos Centros Universitários sua autonomia assegurando o registro de diplomas com a edição do Decreto 5.786, garantiu junto ao texto da Reforma Universitária no Congresso os Centros Universitários como tipologia em lei. Foram muitas as batalhas onde foi necessária a intervenção da Associação em defesa dos interesses de seus associados. A ANACEU tem buscado incessantemente a consolidação dos Centros como importante figura na estrutura do ensino superior brasileiro perante as esferas governamentais e a sociedade, com autonomia, liberdade de atuação e identidade própria.

A ANACEU ao longo desses anos tem promovido e incentivado eventos culturais, seminários, colóquios, debates, audiências públicas e várias outras atividades. Tem lutado e garantido o espaço dos Centros Universitários no centro das discussões da educação superior brasileira e perante a sociedade civil.

Hoje, com um quadro composto por 70 Centros Universitários entre privados, confessionais e comunitários, a ANACEU promove suas assembléias de associados para tratar de assuntos de interesse do segmento, reportando a todos os resultados de suas ações e deliberações. A Entidade por meio de relatório e informativos, cuidadosamente elaborados, mantém seus associados informados de todos os acontecimentos que dizem respeito aos Centros Universitários e a educação superior em geral.

Desde a sua criação, a ANACEU realiza o Seminário Nacional dos Centros Universitários, que acontece a cada ano em um Centro Universitário anfitrião.

Assim, no cumprimento de sua missão de fortalecer e unir os Centros Universitários, a ANACEU se constituiu em um Fórum privilegiado e reconhecido para: a discussão dos problemas educacionais brasileiros; o desencadeamento de ações que visam o fortalecimento do setor; a tomada de iniciativas para o aprimoramento da função social das Instituições de Ensino Superior e o aprimoramento da educação particular brasileira.

Fonte: ANACEU: O IMPACTO DOS CENTROS UNIVERSITÁRIOS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO 1997 – 2007; 2007.

Anaceu: O Impacto dos Centros Universitários no Ensino Superior Brasileiro 1997 – 2007 Anaceu: O Impacto dos Centros Universitários no Ensino Superior Brasileiro 1997 – 2007
Data  : 17 de outubro de 2013
Autor: ANACEU
10 anos dos Centros Universitários no Brasil
Publicação Comemorativa
Brasília, DF. novembro de 2007

Downloads: 1128     |    Tamanho: 2.7 MiB