ANACEU PARTICIPA DE REUNIÃO COM A SESU SOBRE O ALINHAMENTO DE PROCEDIMENTOS FIES/2021

A  ANACEU participou ontem, 16/03, da reunião com a Coordenadora-Geral de Políticas de Educação Superior da SESU/MEC, Simoney Oliveira Paranaguá de Castro, sobre o alinhamento de procedimentos – validação das inscrições do Fies 1/2021, renda zero e grupo familiar.

A Coordenadora iniciou a reunião informando que em virtude da inconsistência sistêmica que impediu as validações pela CPSAs das IES, bem como a pandemia COVID-19, os prazos para a validação das Inscrições foram prorrogadas até o dia 12/04.  O MEC irá encaminhar as IES ofício a respeito do que foi tratado na reunião.

Assuntos tratados na reunião:

Correção da instabilidade sistêmica que impedia a validação das inscrições nas seguintes situações:

a) O SisFies apresentou renda zero no caso dos candidatos, como único membro do grupo familiar (mononuclear);

Todas as inscrições nessa situação colocamos na situação de reaberta. O MEC enviará e-mails para os estudantes orientando que acessem o sistema insira a informação da renda, conclua a inscrição novamente e procure a CPSA.

 

b) Ausência dos membros do grupo com suas respectivas rendas no SisFies, considerando o estudante ter informado na inscrição (FiesSeleção);

As informações migraram para o SisFies, caso ainda persistam a ausência das informações, reabra a inscrição do estudante, oriente a complementar novamente, persistindo, a CPSA deverá enviar e-mail para o fiesoferta@mec.gov.br .

Para os casos das inscrições dos candidatos que não houve formação de turma no período inicial do curso, é imprescindível que as CPSAs rejeitem as inscrições nessa situação pelo motivo disponível no SisFies.

 

Fazendo isso, possibilitará que o estudante seja pré-selecionado na outra opção de curso escolhida na inscrição, veja-se imagem abaixo:

Com o objetivo da liberação das vagas para ocupação por outro candidato, é importante que as CPSAs rejeitem as inscrições dos candidatos nas seguintes situações a seguir:

a) Os que informaram não ter interesse no Fies, as CPSAs podem utilizar o motivo a seguir. Esse motivo, serve para o estudante que não tenha apresentado todos os documentos, como também para o estudante que não tem mais interesse no Fies. Nesse caso, também as CPSAs podem orientar o estudante que acesse o https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br / para efetuar o cancelamento da participação.

 

Com o objetivo da liberação das vagas para ocupação por outro candidato, é importante que as CPSAs rejeitem as inscrições dos candidatos nas seguintes situações a seguir:

 

b) É imprescindível que as CPSAs rejeitem as inscrições que os estudantes tenham prestado informações divergentes da inscrição e que não consiga comprovar, bem como aqueles casos que comprovadamente a documentação apresentada é inidônea.

A SESU solicita as IES que ofereçam aos estudantes canais digitais para que possam enviar a documentação para fins de validação das informações, conforme previsto nos artigos 2º e 3º, da Portaria nº 535, de 12 de junho de 2020,  e  repetidos nos editais dos processos dos processos seletivos, no processo vigente consta no 4.1.1 do Edital nº 69, de 17 de dezembro de 2020.

 

Apresentação – Reunião com as mantenedoras -Validação das inscrições