ANACEU participa da reunião do INEP para tratar das Apresentação das visitas in loco – INEP e SERES.

A ANACEU a convite do Presidente do INEP, Danilo Dupas participou hoje da reunião virtual sobre as visitas in loco INEP na perspectiva avaliativa e SERES na perspectiva regulatória.

A ANACEU foi representa pelo seu Diretor Secretário, Professor Marcelo Rosa e pela professora Dra. Suzana Funghetto. A reunião contou com a participação da ABED, ABIEE, ABRAFI, ANEC, ANUP, ABMES, ACAFE, AMPESC, ANPI-ES, CRUB, SEMESP, CONIF. A reunião contou ainda com a participação da equipe da DAES/INEP e da SERES. 

O Presidente do INEP, Danilo Dupas abriu a reunião informando as que reuniões do INEP e SERES com as entidades representativas serão realizadas mensalmente. Algumas informações iniciais foram repassadas como a realização do ENEM, nos dias 21 e 28 de novembro, a confirmação da realização do ENADE ciclo II em 2021, ainda sem previsão de datas. O ENADE ciclos I e III serão realizados em 2022 conforme deliberação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES.

O tema avaliação in loco virtual foi amplamente abordado pela Presidência do INEP, Diretoria do INEP e Coordenação Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e IES. A Coordenadora Geral Dra. Helena Albuquerque apresentou o panorama das avaliações realizadas (virtuais e presenciais) em 2021 pelo INEP até o presente momento, a capacitação dos avaliadores do BASIs, as modificações realizadas no sistema para que essa nova modalidade de avaliação fosse implementada. Outro ponto abordado foi a dificuldade iniciai em relação a virtualidade dessa nova ação e a preparação por parte das IES, do INEP e dos avaliadores para receberem as novas adequações necessárias ao processo. A Coordenadora da CGACGIES, informou que a DAES vem trabalhando para que as IES recebam os links do FTP com antecedência maior e estão trabalhando na melhoria do sistema.

O Secretário da SERES Paulo Roberto Araújo de Almeida se colocou em relação a perspectiva regulatória relacionadas as análises das visitas virtuais abordando também a quantidade de processos em trâmite na SERES e as portarias autorizativas no período de 2020-2021. A Diretora de Regulação e a Coordenadora Geral da SERES colocaram ainda que eles estão trabalhando pela melhoria do Sistema e-MEC e a gestão de todos os processos regulatórios em especial aos cursos de Direito 100% EAD e a revisão da Portaria Normativa nº 11, de 20 de junho de 2017.

O Presidente do INEP, Professor Danilo Dupas deixou pré-agendada a reunião para o próximo dia 02/07/2021. Todas os representantes das associações manifestaram elogios a respeito das ações do INEP e a SERES pelos avanços realizados em prol da Educação Superior Brasileira.